O FATOR ECONÔMICO NO CANGAÇO
O cangaço, de
que tanto se têm ocupado os jornais por causa da morte de um dos seus mais
notáveis componentes, é um fenômeno próprio da zona de indústria pastoril, no
Nordeste. Sem dúvida lá existem malfeitores em toda parte, mas os que operam na
mata, lugar de agricultura e repouso, não são cangaceiros: ordinariamente são
cabras de confiança de proprietários que, para conservar os seus bens e
aumentá-los, precisam organizar defesa armada. Um anacronismo, certamente. O
Nordeste, porém, é atrasado em demasia, a propriedade aí se mantém pela força,
às vezes cresce pela força. Esses pequenos exércitos de potentados matutos,
reprodução dos troços que defendiam os castelos dos senhores feudais, são
sedentários, não podiam deixar de ser sedentários numa região agrícola, e é
isto precisamente o que mais os distingue dos cangaceiros, nômadas em virtude
do regime de produção na catinga.
Aí não há o
deserto, mas há muito de deserto. Na campina imensa, onde se achatam colinas
baixas, a vegetação espinhosa definha; os rios se infiltram na areia ou formam
poços na pedra; aqui e ali surgem bebedouros de água lamacenta; a terra é dura,
torrada, pedregosa, varrida constantemente pelos redemoinhos.
Nesse meio
agressivo os homens e os rebanhos se dizimam quando há carência de pastagem. Na
verdade a pastagem de ordinário não finda pelo consumo, finda pela estiagem.
Rarefeita, espalhada na planície enorme, obriga os animais a percorrer distâncias
consideráveis para alimentar-se. E os pastores são meio vagabundos. As suas
moradas não oferecem muito mais comodidade que as tendas. É certo que não se
transportam, mas, simples construções de taipa, sem reboco, sem ladrilho,
acaçapadas, arranjam-se economicamente e em poucos dias. A gente que nelas vive
tem hábitos patriarcais, pelo menos em alguns lugares ainda se conservam
hábitos patriarcais. A residência do chefe se assemelha às dos moradores
próximos, quase todos pessoas da mesma família e quase todos vaqueiros.
Notemos que a
terra aí não está dividida e que a propriedade consta de casas, algum açude,
currais e gado. Sendo a forragem escassa, a distribuição da terra e as cercas
tornariam impossível a única produção existente.
Um fazendeiro
rico possui em geral várias fazendas, vários cascos de fazenda, como lá se diz,
e quando em uma começa a faltar água ou planta, muda-se para outra. Impossível,
portanto, um amor excessivo à terra: impossíveis as violências praticadas pelos
senhores de engenho da mata contra vizinhos fracos, para tomar-lhes um sítio.
Como a riqueza
é principalmente constituída por animais, o maior crime que lá se conhece é o
furto de gado. A vida humana, exposta à seca, à fome, à cobra e à tropa
volante, tem valor reduzido — e por isso o júri absolve regularmente o
assassino. O ladrão de cavalos é que não acha perdão. Em regra não o submetem a
julgamento: matam-no. Vi há muitos anos um sertanejo que, em companhia de dois
filhos bem armados, tinha viajado umas quarenta léguas a pé, rastejando um
desses criminosos. A alguém que estranhou semelhante gasto de energia e tempo,
desproporcionado ao valor dum sendeiro, respondeu não ligar importância ao
prejuízo, mas ao desaforo do ladrão, que merecia uma surra com vareta de
espingarda. Passados alguns dias, reapareceu conduzindo o animal. Como, porém,
não se havia efetuado nenhuma prisão, suponho que a surra de vareta se realizou
e a vítima dela sucumbiu.
Esse rigor
explica-se numa terra de vaqueiros, onde o cavalo é o único meio de transporte,
absolutamente indispensável nas retiradas.
Tratando-se de
cangaceiros, o procedimento é diverso: não podendo castigá-los, porque são
fortes, os proprietários às vezes transigem com eles, coisa que nenhum poderia
decentemente fazer com um ladrão de cavalos. Essas transações não são
desonrosas, pois os salteadores inspiram medo, respeito, uma certa admiração
que as cantigas dos violeiros cultivam. O ladrão de cavalos é o inimigo
pequeno, que se pode suprimir. O cangaceiro é o inimigo poderoso, que é
necessário agradar. Paga-se-lhe, portanto, um razoável tributo e manda-se-lhe por
intermédio de confiança algum aviso útil que o livre da polícia.
Realmente o
bandido nem sempre ameaça a propriedade: em alguns casos pode tornar-se um
sustentáculo dela. Até o começo deste século os chefes de bandos eram em geral
pessoas de consideração, homens de boa família, perseguidos por adversários
políticos que eles juravam eliminar. Para isso necessitavam o apoio de
indivíduos que se conservavam na legalidade. Aliança vantajosa às duas partes:
ganhavam os bandoleiros, que obtinham quartéis e asilos na catinga, e ganhavam
os proprietários, que se fortaleciam, engrossavam o prestígio com esse negócio
temeroso. Como os salteadores de bota e gravata organizavam pequenos bandos
compostos de sujeitos necessitados da classe baixa, concluiremos que o cangaço
era um fenômeno social, agravado por motivos de ordem econômica.
Parece que as
coisas se modificaram. Hoje os bandoleiros são de ordinário criaturas nascidas
na canalha, libertas dos patrões que as orientavam, ora no trabalho do campo,
ora nas lutas contra as forças do governo. Comparados aos antigos, pouco
numerosos, constituem multidão, e tornaram-se muito mais cruéis. É difícil
agarrá-los, mas se os agarram, tratam-nos de maneira bárbara, como aconteceu
ultimamente na caçada a Lampião, uma fera mutilada com ferocidade. Enquanto não
os pegam, as perseguições alcançam matutos inofensivos, que, por vingança ou
desespero, avolumam os bandos. Assim, talvez acertemos supondo que atualmente o
cangaço é um fato de natureza econômica, ampliado por motivos de ordem social.
O dr. Alfredo
de Maia, industrial e político alagoano, fez-me há dias uma declaração
interessante: afirmou-me que o bandoleiro Corisco, notável em decapitações, é
filho do coronel Emiliano Fernandes, neto do coronel Manoel Fernandes da Costa,
cidadão absolutamente respeitável no município de Viçosa, em Alagoas. Se
Alfredo de Maia não está enganado, temos aí um caso admirável: um homem da
classe dominante degradado entre bandoleiros sem que para isto hajam
contribuído as perseguições e as injustiças comuns no Nordeste. É estranho que
esse moço de família tenha durante longos anos servido sob as ordens de
Virgulino Ferreira, um mulato, almocreve, analfabeto.
Conheci há
tempo o coronel Manoel Fernandes da Costa, velho sisudo, de barbas imponentes,
senhor de engenho acreditado, um esteio. O que o prejudicou foi a religião, ou
antes a falta de religião: tinha era um terrível fanatismo, uma extrema
veneração ao Padre Cícero do Juazeiro. Vestia-se de coronel do Exército,
fardava os filhos de oficiais do Exército, a cabroeira do engenho ocupava os
postos subalternos e compunha a soldadesca. Engalanado, armado, acompanhado,
montado num cavalo fogoso, o coronel Manoel Fernandes encaminhava-se uma vez
por ano ao Juazeiro, ao som de instrumentos em que músicos, também fardados,
sopravam dobrados marciais. Gastou nisso a fortuna. Como Juazeiro fica a umas
cem léguas de Viçosa, ou mais, as despesas eram graúdas — e o coronel Manoel
Fernandes arruinou-se. E aí está o neto, rapaz de coragem, com estudos em
colégios, seguindo as lições de Lampião e decepando cabeças.
Na evolução do
cangaço notamos, pois, três fases: a princípio mandavam os grandes, os
condottieri que se entendiam bem com os proprietários e às vezes se punham a
serviço deles; depois a massa anônima da capangada cresceu e livremente
escolheu mandões entre os seus membros; afinal vemos indivíduos que vêm de cima
rebaixarem-se, misturarem-se à multidão criminosa e dela emergirem de repente,
dirigindo os companheiros, como Corisco.
Essa
democratização do cangaço foi provavelmente determinada pelo aumento da
população numa terra demasiado pobre, que em alguns lugares chega a ter perto
de cinqüenta habitantes por quilômetro quadrado. A gente mal pode lá viver.
Isto nos mostra por que, não existindo no resto do país bandos de salteadores,
o que é lisonjeiro, têm eles surgido e crescido assustadoramente no Nordeste.
Na zona árida
há matutos que, segundo aparecem ou não aparecem as chuvas, ora se dedicam a
misteres pacíficos, ora aderem aos grupos de bandoleiros, onde se tornam, por
necessidade, criminosos medíocres. Em 1926, penetrando em Alagoas, Lampião
demorou-se uma semana no município de Palmeira dos Índios, fronteira do sertão.
Pernoitou em casa dum fazendeiro e, camarada, para não comprometê-lo com a
polícia, quebrou duas cadeiras e matou uma novilha. Ao retirar-se, o
proprietário deu-lhe por guia um vaqueiro que teve a má sorte de passar naquele
momento diante da casa. Metido no bando, esse pobre-diabo encontrou nele alguns
conhecidos da vizinhança, que lhe pediram notícias de amigos e parentes,
mandaram recados e dinheiro para as famílias, ali residentes.
Um bando de
cangaceiros é coisa que sempre se renova. O de Lampião tinha nesse tempo cento
e vinte homens, mas ia largando pelos caminhos elementos cansados e angariando
novos adeptos. Ao chegar a Mossoró, no Rio Grande do Norte, contava cerca de
duzentos. Aí houve tiroteio forte, de que resultou a morte de Jararaca, e a
companhia se dissolveu, para reorganizar-se meses depois.
Essas
terríveis quadrilhas, que ultimamente se têm multiplicado, não encerram, pois,
todos os salteadores que afligem o Nordeste: é preciso considerá-las como
escolas ambulantes, onde, em época de seca, se vão exercitar os sertanejos
famintos. A educação realmente não os expõe a grande perigo. Em primeiro lugar
é difícil uma povoação atacada oferecer resistência; depois as lutas contra as
forças do governo são raras, porque de ordinário os oficiais de polícia,
demasiado prudentes, evitam choques desagradáveis; afinal, como só os chefes,
com fotografias e nomes nos jornais, são de fato procurados, a tropa, a
multidão mal paga e sem glória, pode, com a vinda das trovoadas, desertar impunemente
e voltar às suas ocupações de ordem, até que chegue de novo a necessidade de
bandear-se.
Rio de Janeiro, 1953.
Iba Mendes Editor Digital. São Paulo, 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, críticas e outras coisas...