Numa noite em que
estávamos quatro ou cinco amigos reunidos em casa do Novais, vieram à baila os
meus contos e não houve na assistência quem se não gabasse de saber casos que
forneceriam magníficos assuntos para este gênero de literatura amena.
— Pode ser — disse eu -,
mas devo confessar-lhes que até hoje não pude aproveitar para os meus trabalhos
um único assunto oferecido nessas condições. Os contos inventam-se, o que não
quer dizer que não sejam também o produto do que se vê e observa na vida real,
ou o renovamento de qualquer anedota que corra mundo desde tempos imemoriais.
— Ora! Eu sei a história
de um jaó, que te poderia servir, disse-me o Novais, e vou contá-la enquanto
minha mulher apronta o chá!
— Conta, que ele há de
gostar — disse D. Emília, desaparecendo da sala.
— Vamos à história do
jaó! — exclamei, fingindo-me entusiasmado, para dar ânimo ao dono da casa.
A cena passa-se em
Cataguases, no Estado de Minas, ainda nos ominosos tempos da monarquia, começou
o Novais, acomodando-se numa poltrona.
Houve um movimento geral
de atenção, e todos nós aproximamos as nossas cadeiras.
***
— A um quarto de légua
da localidade, havia "um situante", como lá dizem, homem já maduro,
honrado e trabalhador, que, tendo perdido a mulher, morava sozinho com a filha.
Esta chamava-se Mimi, e
era um encanto, uma perfeição; morena, esbelta, cabelos negros, e ondeados,
olhos de fogo, lábios rubros e magníficos dentes. De mais não era estúpida nem
de todo ignorante: fazia as quatro operações; cosia admiravelmente e no governo
da casa mostrava-se expedita e asseada.
Era agente da estação da
estrada de ferro um bonito rapaz de 25 anos, que tinha a paixão da caça, e, nos
lazeres do seu emprego, não fazia outra coisa senão caçar.
Um dia em que as suas
diligências cinegéticas o levaram lá para as bandas do sitio do velho Serrano,
que assim se chamava o pai da moça, ele encontrou Mimi numa volta de estrada, e
ficou impressionadíssimo por aquela surpreendente formosura do campo.
Pelos modos, o efeito
foi recíproco: eles cumprimentaram-se, o que era muito natural, porque na roça
não se encontram duas pessoas que não se cumprimentem, embora não se conheçam;
mas sorriam um para o outro, e isso já não estava nos usos e costumes indígenas.
Durante três dias a fio
houve novos encontros e novos sorrisos. O moço nunca mais caçou noutro lugar.
Afinal, chegaram à fala,
e ele, que talvez levasse más intenções, foi desarmado pela candura e pela
ingenuidade de Mimi.
Amaram-se, amaram-se
deveras; entretanto, aquelas entrevistas na estrada eram perigosas; podia
passar alguém...
— Ficaremos à vontade —
disse ela com uma adorável confiança no seu amado — à sombra de uma caneleira
que há nos fundos lá de casa. Entra-se por aquele atalho. e vai-se dar mesmo
lá.
— E teu pai?
— Meu pai está da outra
banda, fazendo o roçado; só vai pros lados da caneleira uma vez na vida e outra
na morte. Estou sozinha em casa. Você dá um sinal, e eu vou ter com você.
— Qual há de ser o
sinal?
— Você é caçador; deve
saber piar.
— Naturalmente! Pio
macuco, inhambu, jaó...
— Jaó, prefiro jaó, é
triste, mas é bonito.
O namorado piou, para
dar uma amostra da sua habilidade; o pio não podia ser mais perfeito.
No dia seguinte o velho
Serrano sentiu-se um tanto indisposto e não quis sair de casa, o que bastante
contrariou Mimi.
— Hoje nada de sol! —
disse ele; — tenho a cabeça pesada, e nesta idade o sangue sobe com facilidade.
Ontem se me não engano, ouvi cantar um jaó, e tomei a coisa como agouro, porque
há muito tempo esse pássaro não aparecia por cá.
— Ora papai, isso agora
é tolice!
— Será, mas não vou ao
roçado. Nada, que teu avô não faz outro!
E dirigindo-se a um
alpendrado, que ficava na parte superior da casa, o velho Serrano tirou da
parede a sua espingarda, dizendo:
— Para não ficar com as
mãos vadias, vou limpar esta sujeita, que está criando ferrugem.
E, depois de descarregar
a espingarda para o ar, o velho sentou-se num banco e começou a limpá-la.
O tiro foi um alívio
para Mimi — em primeiro lugar, porque ouvindo-o, o rapaz saberia que o velho
estava em casa, e em segundo lugar, porque uma arma carregada na mão do pai era
um perigo eminente para o namorado.
Mas — oh! contrariedade!
— concluindo o trabalho, o velho foi buscar o polvarinho e carregou de novo a
espingarda.
No momento de
pendurá-la, ouviu-se o pio do jaó.
— Ouviste, Mimi? —
perguntou Serrano empalidecendo de súbito, com a arma ainda na mão; ouviste?
— Não, senhor; que foi?
— O jaó!
— Não ouvi nada;
vocem'cê enganou-se.
— Não! Estes ouvidos de
velho caçador não se enganam... E aquilo é agouro!...
— Que agouro, que nada!
— Há dois anos piou um
jaó no sitio do João Bernardo... lembras-te?... e três dias depois o João
Bernardo esticou a canela...
— Coincidência.
— Eu nunca te quis dizer
nada, mas quando tua mãe morreu, tinha piado um jaó na véspera, ali mesmo, do
lado da caneleira. É um pássaro da morte, pior que a coruja!
Palavras não eram ditas,
ouviu-se de novo o jaó. Serrano estremeceu dos pés à cabeça:
— Ouviste agora? Vê,
minha filha, vê como tenho as mãos frias! Vou matar aquele diabo!
— Ora, papai, deixe o
pobre jaó! Ele não é o que vocem'cê pensa!
— Pois sim! Aquele não
há de cá voltar! Vá agourar lá pro inferno.
O velho ia sair, mas a
filha, desesperada agarrou-o pelo braço:
— Não! Não faça isso,
papai! Pelo bem que me quer!
E vendo que o velho
forcejava para desvencilhar-se, Mimi pôs-se a gritar com toda a força dos seus
pulmões:
— Jaó! Jaó! Vai te
embora, que papai quer te matar!
— Espera que ele te
entenda?
E, com um arremesso, o
velho saltou para o terreiro e encaminhou-se para o lado da caneleira.
— Mimi continuou a
gritar:
— Jaó! Meu Jaozinho!
Foge, foge que papai lá vai à tua procura para matar-te!...
O velho voltou ao cabo
de meia hora sem ter encontrado o pássaro.
— Que diabo, menina!
Parece que ele te entendeu...
E pendurou
tranquilamente a espingarda.
***
O Novais calou-se.
— Está terminado o
conto? — perguntei depois de uma pausa.
— Está; não o achas
interessante?
— Não é mau, mas
falta-lhe a conclusão. Que fim levou o jaó?
— Aqui o tens na tua
presença, meu amigo; o jaó era eu.
— E a Mimi, esta sua
criada — acrescentou d. Emília, que voltava com a bandeja do chá.
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Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908)
Pesquisa: Iba Mendes (2019)
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908)
Pesquisa: Iba Mendes (2019)
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