Bem mais feliz do que a nossa é a geração desses
pirralhos que andam agora por aí a jogar a cabra-cega, a atirar pedras às árvores
e a perlustrar os mistérios da carta do ABC.
É bem certo que os dias se sucedem e não se parecem.
No maravilhoso tear em que uma alta Vontade desconhecida vai urdindo a teia das
eras, há fios claros, de ouro e de sol, e fios negros, da cor da noite e do desespero.
Depois das grandes crises, a vida repousa e adormece, refazendo forças; e há então
esses largos períodos de paz e modorra, que dão aos espíritos otimistas, à moda
de Pangloss, a ilusão de que foram contados e extintos os dias de sofrimento humano.
Esses meninos, que aí andam jogando peteca, não viram
nunca um escravo... Quando eles crescerem, saberão que já houve no Brasil uma raça
triste, votada à escravidão e ao desespero; e verão nos museus a coleção hedionda
dos troncos, dos vira-mundos e dos bacalhaus; e terão notícias dos trágicos horrores
de uma época maldita: filhos arrancados ao seio das mães, virgens violadas em pranto,
homens assados lentamente em fornos de cal, mulheres nuas recebendo na sua mísera
nudez desvalida o duplo ultraje das chicotadas e dos olhares do feitor bestial.
Saberão tudo isso, quando já tiverem vivi do bastante para compreender a maldade
humana, quando a vida já lhes houver apagado da alma o esplendor da primitiva inocência;
e, decerto, um frêmito de espanto e de cólera há de sacudi-los.
Mas a sua indignação nunca poderá ser tão grande
co mo a daqueles que nasceram e cresceram em pleno horror, no meio desse horrível
drama de sangue e lodo, sentindo dentro do ouvido e da alma, numa arrastada e contínua
melopeia, o longo gemer da raça mártir, — orquestração satânica de todos os soluços,
de todas as impressões, de todos os lamentos que a tortura e a injustiça podem arrancar
a gargantas humanas...
A distância, tanto no espaço como no tempo, atenua
a violência das impressões.
Ainda há pouco tempo, em fevereiro, os astrônomos
dos observatórios da Europa viram aparecer uma nova estrela, na constelação do Aquarium.
O astro novo brilhou alguns dias, com um intenso
fulgor, e apagou-se logo. A explicação que a ciência encontra para esse fenômeno
causa admiração e espanto. O que parecia um astro novo era realmente um velho astro,
até então invisível para nós e subitamente incendiado, em uma horrenda catástrofe,
por uma combustão química. Assim, o que aos nossos olhos se afigura o natal radiante
de um astro, o desabrochar esplêndido de uma flor planetária, é, de fato, o funeral
de um mundo, talvez igual, talvez superior ao nosso, e devorado e destruído por
milhões e milhões de séculos de vida, naufragando agora no inevitável e irreparável
desastre. Mas, a nós, que nos importa essa tragédia celeste, passada, tão longe
da terra, que a inteligência humana nem pode calcular a distância que nos separa
do seu cenário? Estremecemos durante um minuto, e passamos adiante, sem mais pensar
no astro defunto que se abisma no aniquilamento...
A distância no tempo tem o mesmo benéfico efeito
da distância no espaço. Nós não podemos ter hoje uma ideia nítida do que foram,
por exemplo, os pavores da inquisição: o ulular das vítimas do Santo Ofício atenuou-se
e morreu, sem um eco. E o horror que hoje nos causa a leitura daquela infinita narração
de atrocidades, é um horror puramente literário. Longe dos olhos, longe do coração,
— diz o velho prolóquio; a distância é o pintor miraculoso que faz aparecer, no
fundo do quadro, vagamente esfumadas numa névoa indecisa, coisas que, vistas de
perto, só causariam repugnância e aflição.
Esses meninos, que nasceram depois de 13 de maio,
pertencem a uma geração amada dos deuses. Quando saem de casa a caminho do colégio,
com os livros na maleta e uma risonha primavera nos olhos e na alma, já não encontram
pelas ruas, como nós encontrávamos, o doloroso espetáculo que nos estatelava de
surpresa e assombro: — as levas de escravos maltrapilhos e chagados, que saíam das
casas de comissão, manadas de gado humano consignadas à ferocidade dos eitos, pobres
mulheres e pobres homens, que traziam no rosto uma máscara de ferro, como prevenção
e castigo da intemperança; míseros anciãos cambaios e trêmulos, tendo a alvura da
carapinha em contraste com a escuridão da pele, e já meio mortos de velhice e sofrimento,
e ainda mourejando de sol a sol, com o cesto sujo à cabeça para o trabalho do ganho,
molecotes nus e esqueléticos que chupavam seios sem leite; toda a vasta procissão,
enfim, dos abandonados de Deus...
Aqueles de nós, que iam passar as férias nas fazendas,
ainda estudavam de mais perto e com mais proveito a sinistra engrenagem do aparelho
negreiro.
Lá, no esplendor perpétuo da natureza em festa, sob
um céu todo feito de carícia e paz, na face da terra aberta em flores e frutos,
— estendiam-se os eitos devoradores de vidas, e a crueldade inventava requintes
satânicos. Ao rumorejo suave das ramadas, e ao festivo clamor dos pássaros, casava-se,
do romper do sol ao cair da tarde, uma cantilena melancólica que dava calafrios...
Era o queixume dos que retalhavam a terra, enquanto os vergalhos dos carrascos lhes
retalhavam as costas; era o guaiar da raça miserável que cantava o seu infinito
desconsolo. E, no chão que o esforço dos escravos lavrava e fertilizava, corria
o sangue dos mártires, pedindo misericórdia, clamando vingança, caindo sem cessar,
gota a gota, dos corpos supliciados...
Ah! que felizes sois vós, meninos de agora! Já ao
vosso inocente folgar se não vem unir a revolta instintiva, que nos envenenava a
alma, naqueles duros tempos da nossa meninice... Quando nascestes, já essa nossa
revolta explodira, terrível, rompendo contra todas as conveniências, contra tradições
de família e de casta, para extinguir a aviltante vergonha; e agora podeis sorrir
vendo o trabalho irmanar pretos e brancos, na terra amada que já não tem pústulas
malignas no seio...
Mas das grandes desgraças sociais, como das grandes
moléstias que longo tempo devastam o organismo humano, sempre resta alguma coisa
que convém combater e afastar.
Em boa hora, lembrou-se alguém de pedir ao presidente
do Estado do Rio o perdão dos ex-escravos que cumprem sentença na penitenciária
de Niterói.
Já se pode declarar vencida a campanha, porque o
homem que está dirigindo o Estado do Rio foi, pelo fulgor da sua pena e pela nobreza
do seu exemplo, um dos mais ardentes apóstolos da abolição. Mas não basta que se
use de misericórdia para os infelizes da penitenciária de Niterói. Por esse vasto
Brasil, quantas vítimas da escravidão não estarão, ainda, no fundo dos calabouços
negros, pagando crimes a que foram unicamente levados pelo rebaixamento moral e
pelo irrefletido desespero a que os reduzia o egoísmo sórdido dos senhores?
Há uma lenda da Bretanha, cujo suave encanto vem
agora à lembrança do cronista.
Diz a doce lenda que um dia, no fulgor incomparável
da sua majestade, o Senhor Deus dos cristãos viu chegar barra do seu tribunal supremo
uma alma carregada de crimes torpes. O Senhor Deus franziu o sobrolho e começou
a invectivar a alma daninha:
— Tu roubaste, tu intrigaste, tu caluniaste, tu violaste
donzelas, tu saqueaste as minhas igrejas, tu profanaste a terra com a tua presença,
tu renegaste o meu nome!
A pobre alma, debaixo desse temporal de acusações
tremendas, quedava calada e triste. E o senhor Deus clamou, com uma voz que abalou
os céus:
— Que alegas tu em tua defesa, ó alma perversa?!
Então, a alma perversa disse, chorando:
— Senhor! eu nunca conheci mãe!
E o senhor Deus, comovido e aplacado, acolheu em
seu seio o pecador... Assim também, diante da justiça dos homens e da justiça de
Deus, podem e devem comparecer sem receio aqueles que, quando escravos, cometeram
crimes. Porque quando os homens e Deus lhes perguntarem o que têm a alegar em sua
defesa, eles responderão:
— Ó homens, nossos irmãos! e ó Deus, Nosso Senhor!
nós nunca conhecemos a Liberdade!...”
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Pesquisa e adaptação ortográfica: Iba Mendes (2019)
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