Conto do Natal
Há de passar talvez das onze
horas. A noite afinal pôs-se serena, não bole vento, as solidões escutam... – é
como se a terra inteira estivesse à espreita de ouvir tocar o sino para a
missa. Pela estrada que passa entre Vila de Frades e Vidigueira, vem descendo
uma velha arrumada ao seu bordão de pobrezinha. O rastejo dos passos dir-me-ia
porventura a idade dela: o luaceiro entanto, nuverinhado em céu de bruma,
apenas deixa aperceber a silhueta curvada para a terra, com um pedaço de manta
sobre os ombros, o saco às costas, e as canelas sem meias, entrapadas em
ligaduras repelentes. Ao pé da ponte a mulher para. Por detrás daqueles
choupos, lá em baixo, à beira-rio, havia noutro tempo um forno de tijolo, agora
pelo Inverno abandonado. Ela adianta-se, procura... A estrada passa de alto,
ladeada de acácias e eucaliptos. E derredor, nos plainos baixos, as escavações
do barro espapam-se nas águas da cheia, em lúgubres lameiros, cuja ervançum dá
residência a uma colônia rouca de sapos.
A velha estende o bordão para
a barreira, procurando vereda num chão firme, em cujo barro os seus pobres
sapatos rotos não mergulhem.
Malgrado o embrutecimento da
idade, o frio, a fome e o desejo de amosendar para ali, no forno de tijolo,
longe das apupadas dos cães e dos rapazes, uma nostalgia poética ergue-lhe a
vista, e então recorda-se, e quer circunvagar os seus cansados olhos para o
largo. É uma esquelética paisagem de dezembro, nua e cansada, quando já a
natureza se alquebra toda em desalentos, e os troncos das árvores parece que
estrebucham, como os famintos de Londres, numa bebedeira de ódio, truculenta.
No primeiro plano há terras de vinha, olivais muito negros e colinas redondas
com moinhos. Para as bandas da Vidigueira risca a neblina um traço negro, que
deve ser a torre do relógio – depois, à direita, uma mancha de cal, o
cemitério. Lentamente, à medida que o raio de visão se prolonga no horizonte,
os outeiros complicam -se, as formas perdem sua delineação traço por traço, e
toda a cordilheira dir-se-ia pintada numa sucessão de panos de teatro, a
cinza-claro, e gradações mais e mais desvanecidas.
Oh, que sossego! Uma divina
essência, abstrata, etérea, vem oscular as urzes e as levadas. Do seio das
negridões, de quando em quando, brotam suspeitas de formas vagabundas, a
branco-cinza esboços de sonhos, almas erráticas que debandam, noitibós que se
acolhem, friorentos na noite, às pedras das ruínas... Vem um acorde triste dos
cardos secos da margem dos alqueves, dos pilriteiros sem folhas e dos zambujos
frugais das ribanceiras. E as águas do ribeiro troam nas pedras, por entre as
canas e os choupos, cujas varas se esfalripam nos ares, tísicas e brancas, com
um ou outro corvo por folhagem.
Da outra banda são
semicírculos de terras e valados, com freixos altos em silhueta no tom
madrepérola da lua, e alternativas de negro e zonas claras, que dir-se-iam
feitas num desenho a carvão, com lápis prateado.
Todas aquelas brancuras vêm do
extremo horizonte aos olhos da mendiga, por suspeitas, desagregadas das formas,
abstraídas do resto da paisagem, e todas poderiam interpretar -se como efeitos
de neve, de luar, de água dormente, tanto a neblina enche de fantasmagorias a
noite e presta uma alma incoerente àquela cenografia de balada.
Há porém no sopé daqueles
montes um ponto que a velha ansiosamente procura. É o pequenino convento de
capuchos que alveja da banda de Vila de Frades, derrocado, entre oliveiras. Lá
corre o muro da cerca, até se perder num grupo de ciprestes. Naquela cerca, já
depois de profanado o conventinho, era antigamente o cemitério: um
cemiteriozinho de aldeia, com malmequeres e figueiras bravas, crânios à solta,
e nenhuma cruz ou mausoléu comemorando a jazida de qualquer. Ali repousam os
parentes e amigos da pedinte, pais e irmãos, filhos e netos: só ela, errante de
povo em povo, sem um afeto que a proteja, sem uma boca amiga que a console, vai
pelo mundo a mendigar de porta em porta!
Vinte e dois anos passaram
depois que ela abalou da sua terra, e quatro ou cinco vezes lhe sucedeu passar
ali como estrangeira, com os olhos no chão, corrida de vergonha, vendo a igreja
aberta e tendo medo de entrar, passando ao resvés das casas ricas, e
arreceando-se de pedir esmola à criadagem; e depois, ao toque das Trindades,
noite fechada, detendo-se a escutar de longe os conhecidos rumores do lugarejo.
Oh, essa chafranafra da volta do trabalho, com guizadas de mulas tintinando,
estrupidas de carros desferrados, e as boas-noites trocadas, os cavadores
cantando em coro pelos caminhos, a crepitação da lenha nas lareiras – e depois,
no bocal das fontes, o mulherio que pousa os cântaros e entre risotas comenta
as picarescas histórias da semana!
É quando numa melancolia doce
o dia morre, e grandes nuvens esmagam no poente as vermelhidões crepusculares.
É quando uma exalação envolve as cúpulas das árvores e, das terras molhadas,
claridades efémeras fosforejam, e uma voz corre e suspira à flor das ervas.
Pois acabou-se, acabou-se! E a
triste da mulher desce a barreira, agredida por tudo, as recordações, a noite,
o frio, a fome... Não, não repousará entre os demais, no pobre cemitério da sua
aldeia, em que avoejam corujas e francelhos: a casa onde nasceu foi demolida:
arrancaram a vinha que o marido plantara, há cinquenta anos, com solicitudes de
bom cultivador: e ninguém na vila já se recorda da Josefa, da viúva do Pratas,
mãe duma filha bonita que anda agora nas feiras, de cigarro, e passa o Inverno
em braços de soldados, numa viela infame de Estremoz. Ao acercar-se do forno,
uma claridade viva a surpreende. O alpendre ficava do outro lado, numa descaída
brusca do montículo, e ali está gente, há falas de homem... – ai pobre velha!
aonde há de ela ir passar a noite àquela hora?
Por um momento ainda ela faz
um passo para costear o forno, e ir pedir agasalho à fogueira de quem quer se
acoite no telheiro. Mas logo em seguida reflete. Que qualidade de gente será?
Recebê-la-ão com caridade? Um vago terror se apossa dos seus membros: pé ante
pé busca afastar-se... Mas como tem as pernas e os braços regelados! Um torpor
lhe paralisa os movimentos, anestesia-lhe os dedos, e pesa-lhe nas pálpebras
com sonolências de chumbo. Nos campos paira um sossego terrível e perverso, em
cuja abóbada se respondem os latidos dos cães, pelas malhadas. A geada
branqueia o alqueve das courelas, queima os favais. E a claridade no alpendre é
cada vez mais confortante, milhares de faúlhas sobem pelos ares, na fumarada da
lenha úmida de oliveira, que estala e arde em flamazinhas rápidas e alegres.
Ela então cede, resolvida a entrar na zona iluminada, e a pedir agasalho aos
forasteiros que a anteciparam.
Chegara quase à boca do telheiro,
oculta ainda por trás dum grupo de árvores, perto do rio – quando de repente
estruge um grito largo, começado em surdina, e sacudido depois em frenéticas
uivadas, com uma expressão de sofrer dilacerante.
Ao primeiro berro, um homem
que estava acocorado por diante da fogueira, salta de golpe, e fica um instante
secado, à escuta da noite, bebendo os rumores do largo, enquanto desenrola a
cinta da cintura. Aquele berro, a velha conhece-o, é horrível e terno,
angustioso e delicado, e toda a mulher que o solte principia esposa e acaba
mãe.
Havia pois no alpendre uma
parturiente a reclamar os seus cuidados. O desejo da velha era correr, mas do
seu canto de sombra a pobre hesita, vendo o homem girar pelo telheiro a passos
furiosos, ir, voltar, acachapar-se instantes sobre o vulto que bole lá no fundo
do alpendre, em estremeções aflitos: e enfim, jurar, bramar, ordenar-lhe
silêncio, prometer-lhe pancada, exasperado cada vez mais, por aquela algazarra
que pode deitar tudo a perder.
Há um momento em que eles cuidam
ouvir um murmúrio de rodas, afastado, talvez uma sege que passa, levando alguém
à missa de Natal. Aqui a raiva do homem não conhece limites, e ei-lo corre à
mulher de punho armado, prestes a dar -lhe, caso prossiga o berreiro
escandaloso. Vem, com efeito, na estrada uma berlinda, com guizadas nas mulas,
e vermelhidões de lanternas entre as árvores. E o homem precipita-se,
enclavinha os polegares assassinos sobre a garganta da mulher.
– Calas-te ou morres!
E a sua voz surda, pequena,
sacudida, humilde quase, vem explosindo e crescendo, até bravejar num rouquejo
de cólera exaustinada – Cala-te, diabo, Cala-te, estafermo!
A mãe, coitada, mal pode
estrangular os urros que a expulsão lhe arranca, em dores medonhas, como se
trinta mãos brutais lhe estivessem arrancando as vísceras, ligamento a
ligamento. Já a berlinda passa, ao trote rápido das suas quatro mulas
espanholas... um ou outro corvo solta nas faias o seu grasnido estremunhado, e
outra vez a paisagem fica muda, entre as brumas e as sombras, o fragor da
ribeira, e a uivadados cães pelos currais. É esse o instante de a mendiga fazer
um passo, abandonando o círculo da sombra, prestes a dar-se, toda cheia de
celestes compaixões por essa mísera mulher que a desgraça forçou a vir parar
numa ruína, sem ao menos ter a aquentá-la, como a Virgem, o hálito da vaca e da
jumenta, e as solicitudes ideais do carpinteiro.
Mas tudo aquilo é rápido e
fugace. Os gritos da mulher tinham cessado: lento e sinistro, o homem voltara a
acocorar-se perto da fogueira, com uma expressão de campônio perverso, meia
animal, meia humana, onde o brilho dos olhos punha uma sagacidade
extraordinária. Ele despira a jaqueta, tem as mangas da camisola arregaçadas,
as mãos sujas de sangue...
– É rapariga ou rapaz? – disse
a mulher.
Ele estivera algum tempo a
ligar-lhe coa cinta o ventre dolorido: não retrucou. Dera na torre da
Vidigueira a meia-noite, e em Vila de Frades logo começou a tocar para a Missa
do Galo. O cerraceiro morrera pelos campos, e as cumeadas do céu, azuis e
vastas, refulgiam de estrelas e luar. Coisas opacas brotavam dos terrenos,
formas dormentes, que pareciam vaguear nas ouvielas moles dos farrejais.
Perto, nos choupos, havia
gestos de angústia e imploração; saíam vozes da água, preguiçosas e místicas como
trenos, e certas troncagens tinham expressões humanas na noite, que perturbavam
de morte o arregaçado.
Outra vez então aquele homem
se ergueu com modos lentos, veio escutar. Os sapos tinham-se afinal calado nos
algares, pairavam no sossego as asas áfonas dos mochos dando espirais de roda
ao forno de tijolo. E mau grado o frio, aquela noite de Natal vinha suave, com
poucas cores mas delicadas, e cambiantes de céu, que o vento, uma após outra,
transmutava.
– Dá-me a criança... – disse a
mulher. – Quero-lhe dar mama, não me morra de frio, a pobrezinha!
Ele tinha nas mãos o pequeno
ensanguentado, que vagia de frio, conjugando os beicitos numa sucção de
instinto, que devera ter feito sorrir de enternecido um outro pai. E saiu do
telheiro, o pequeno pendente da manápula, o cenho torvo, o ar facinoroso.
A velha, vendo-o,
estendera-lhe os braços do seu canto: e ele vagueou assim por aqui, por além,
entre os troncos das faias e os silvados, atascado na lama, mas sem poder estar
quieto em parte alguma, e como se pela marcha desse vazante ao frenesi mental
que o devorava.
Havia à beira da água um
pedregulho. Ele deteve-se. Instantaneamente a sua cara envelhecera, leques de
rugas radiavam-lhe dos cantos das pálpebras, sobre a pele da testa e da
faceira, e a lívida boca, agora seca, súplice quase, tinha sombras de angústia
às comissuras, e convulsivos tremores nos beiços desbotados.
Mais uma vez lançou a vista ao
derredor, numa suspeita atroz de o estarem vendo, e ergueu o braço, com o
pequeno seguro pelos pés, como um coelho... Porém a luz do luar incomodava-o.
Tornara para trás,
desalentado, furibundo consigo, e resmungando alto imprecações. Mas veio-lhe de
repente uma veneta, e bruscamente, com um resfolegar de bezerro, escavacou o
pequeno contra a rocha. A pancada dera na pedra um som de melancia podre,
esborrachada, em surdina, baça e turgente. Foi um momento, aquilo, e todas as
coisas voltaram ao êxtase hibernal de instantes antes.
O homem ainda esteve curvado
um pouco de tempo, sobre os atasqueiros glácidos do rio – uma solenidade
pairava ao fundo do espaço – até que afinal saiu das ervas, com o cadáver
suspenso pelos pés, todo sangrento, um cadaverzinho de infante recém-nado,
roliço e roxo, cuja boquinha fria de inocência, e cuja alma devera estar-se
incorporando àquela hora no cortejo de eleitos, que todos os anos vem, com o
menino Deus, refazer na crença dos simples a suavíssima lenda de Natal.
---
Fialho de Almeida, em “O País das Uvas” (1893)
Desenho de Euclides (Revista Vamos Ler!, 18/12/1941)
Fialho de Almeida, em “O País das Uvas” (1893)
Desenho de Euclides (Revista Vamos Ler!, 18/12/1941)
Pesquisa, transcrição e adaptação ortográfica: Iba Mendes (2018)
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