A quem em nossa terra percorre
tais e tais zonas, vivas outrora, hoje mortas, ou em via disso, tolhidas de insanável
caquexia, uma verdade, que é um desconsolo, ressurte de tantas ruínas: nosso progresso
é nômade e sujeito a paralisias súbitas. Radica-se mal. Conjugado a um grupo de
fatores sempre os mesmos, reflui com eles duma região para outra. Não emite peão.
Progresso de cigano, vive acampado. Emigra, deixando atrás de si um rastilho de
taperas.
A uberdade nativa do solo é o fator
que o condiciona. Mal a uberdade se esvai, pela reiterada sucção de uma seiva não
recomposta, como no velho mundo, pelo adubo, o desenvolvimento da zona esmorece,
foge dela o capital — e com ele os homens fortes, aptos para o trabalho. E lentamente
cai a tapera nas almas e nas coisas.
Em São Paulo temos perfeito exemplo
disso na depressão profunda que entorpece boa parte do chamado Norte.
Ali tudo foi, nada é. Não se conjugam
verbos no presente. Tudo é pretérito. Umas tantas cidades moribundas arrastam um
viver decrépito, gasto em chorar na mesquinhez de hoje as saudosas grandezas de
dantes.
Pelas ruas ermas, onde o transeunte
é raro, não matracoleja sequer uma carroça; de há muito, em matéria de rodas, se
voltou aos rodízios desse rechinante símbolo do viver colonial — o carro de boi.
Erguem-se por ali soberbos casarões apalaçados, de dois e três andares, sólidos
como fortalezas, tudo pedra, cal e cabiúna; casarões que lembram ossaturas de megatérios
donde as carnes, o sangue, a vida para sempre refugiram.
Vivem dentro, mesquinhamente, vergônteas
mortiças de famílias fidalgas, de boa prosápia entroncada na nobiliarquia lusitana.
Pelos salões vazios, cujos frisos dourados se recobrem da pátina dos anos e cujo
estuque, lagarteado de fendas, esboroa à força de goteiras, paira o bafio da morte.
Há nas paredes quadros antigos, crayons, figurando efígies de capitães-mores
de barba em colar. Há sobre os aparadores Luís XV brônzeos candelabros de dezoito
velas, esverdecidos de azinhavre. Mas nem se acendem as velas, nem se guardam os
nomes dos enquadrados — e por tudo se agruma o bolor râncido da velhice.
São os palácios mortos da cidade morta.
Avultam em número, nas ruas centrais,
casas sem janelas, só portas, três e quatro: antigos armazéns hoje fechados, porque
o comércio desertou também. Em certa praça vazia, vestígios vagos de “monumento”
de vulto: o antigo teatro — um teatro onde já ressoou a voz da Rosina Stoltz, da
Candiani...
Não há na cidade exangue nem pedreiros,
nem carapinas; fizeram-se estes remendões; aqueles, meros demolidores — tanto vai
da última construção. A tarefa se lhes resume em especar muros que deitam ventres,
escorar paredes rachadas e remendá-las mal e mal. Um dia metem abaixo as telhas:
sempre vale trinta mil-réis o milheiro — e fica à inclemência do tempo o encargo
de aluir o resto.
Os ricos são dois ou três forretas,
coronéis da Briosa, com cem apólices a render no Rio; e os sinecuristas acarrapatados
ao orçamento: juiz, coletor, delegado. O resto é a mob: velhos mestiços de
miserável descendência, roídos de opilação e álcool; famílias decaídas, a viverem
misteriosamente umas, outras à custa do parco auxílio enviado de fora por um filho
mais audacioso que emigrou. “Boa gente”, que vive de aparas.
Da geração nova, os rapazes debandam
cedo, quase meninos ainda; só ficam as moças — sempre fincadas de cotovelos à janela,
negaceando um marido que é um mito em terra assim, donde os casadouros fogem. Pescam,
às vezes, as mais jeitosas, o seu promotorzinho, o seu delegadozinho de carreira
— e o caso vira prodigioso acontecimento histórico, criador de lendas.
Toda a ligação com o mundo se resume
no cordão umbilical do correio — magro estafeta bifurcado em pontiagudas éguas pisadas,
em eterno ir e vir com duas malas postais à garupa, murchas como figos secos.
Até o ar é próprio; não vibram nele
fonfons de auto, nem cornetas de bicicletas, nem campainhas de carroça, nem
pregões de italianos, nem ten-tens de sorveteiros, nem plás-plás de
mascates sírios. Só os velhos sons coloniais — o sino, o chilreio das andorinhas
na torre da igreja, o rechino dos carros de boi, o cincerro de tropas raras, o taralhar
das baitacas que em bando rumoroso cruzam e recruzam o céu.
Isso, nas cidades. No campo não é
menor a desolação. Léguas a fio se sucedem de morraria áspera, onde reinam soberanos
a saúva e seus aliados, o sapé e a samambaia. Por ela passou o Café, como um Átila.
Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora. Mas
do ouro que veio em troca nem uma onça permaneceu ali, empregada em restaurar o
torrão. Transfiltrou-se para o Oeste, na avidez de novos assaltos à virgindade da
terra nova; ou se transfez nos palacetes em ruína; ou reentrou na circulação europeia
por mão de herdeiros dissipados.
É mãe fecunda que o produziu nada
coube; por isso, ressentida, vinga-se agora, enclausurando-se numa esterilidade
feroz. E o deserto lentamente retoma as posições perdidas.
Raro é o casebre de palha que fumega
e entremostra em redor o quartelzinho de cana, a rocinha de mandioca. Na mor parte
os escassíssimos existentes, descolmados pelas ventanias, esburaquentos, afestoam-se
do melão-de-são-caetano — a hera rústica das nossas ruínas.
As fazendas são escoriais de soberbo
aspecto vistas de longe, entristecedoras quando se lhes chega ao pé. Ladeando a
casa-grande, senzalas vazias e terreiros de pedra com viçosas guanxumas nos interstícios.
O dono está ausente. Mora no Rio, em São Paulo, na Europa. Cafezais extintos. Agregados
dispersos. Subsistem unicamente, como lagartixas na pedra, um pugilo de caboclos
opilados, de esclerótica biliosa, inermes, incapazes de fecundar a terra, incapazes
de abandonar a querência, verdadeiros vegetais de carne que não florescem nem frutificam
— a fauna cadavérica de última fase a roer os derradeiros capões de café escondidos
nos grotões.
— Aqui foi o Breves. Colhia oitenta
mil arrobas!...
A gente olha assombrada na direção
que o dedo cicerone aponta. Nada mais!... A mesma morraria nua, a mesma saúva, o
mesmo sapé de sempre. De banda a banda, o deserto — o tremendo deserto que o Átila
Café criou.
Outras vezes o viajante lobriga ao
longe, rente ao caminho, uma ave branca pousada no topo dum espeque. Aproxima-se
devagar ao chouto rítmico do cavalo; a ave esquisita não dá sinais de vida; permanece
imóvel. Chega-se inda mais, franze a testa, apura a vista. Não é ave, é um objeto
de louça... O progresso cigano, quando um dia levantou acampamento dali, rumo a
Oeste, esqueceu de levar consigo aquele isolador de fios telegráficos... E lá ficará
ele, atestando mudamente uma grandeza morta, até que decorram os muitos decênios
necessários para que a ruína consuma o rijo poste de “candeia” ao qual o amarraram
um dia — no tempo feliz em que Ribeirão Preto era ali...
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Transcrição e atualização ortográfica: Iba Mendes (2018)
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