Pesquisa, transcrição e adequação ortográfica: Iba Mendes (2018)
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Terminava a primeira parte do espetáculo, quando D. Olímpia entrou no circo,
pelo braço do pai!
Havia grande enchente. O público vibrava
ainda sob a impressão do último trabalho exibido, que devia ter sido
maravilhoso, porque o entusiasmo explodia por toda a plateia e de todos os
lados gritavam ferozmente: “Scott! Á cena Scott!” Dois sujeitos de libré azul com alamares dourados
conduziam para o interior do teatro um cavalo que acabava de servir. Muitos
espectadores, de chapéu no alto da cabeça, estavam de pé e batiam com a bengala
nas costas das cadeiras; as cocottes
pareciam loucas e soltavam guinchos, que ninguém entendia; das galerias
trovejava um barulho infernal, e, por entre aquela descarga atroadora, só o
nome do idolatrado acrobata sobressaía, exclamado com delírio por mil vozes.
— Scott! Scott!
Olímpia sentiu-se aturdida; o pai, no íntimo,
arrependia-se de lhe ter feito a vontade, consentindo em levá-la ao circo, mas
o médico recomendara tanto que não a contrariassem... e ela havia mostrado
tanto empenho no capricho de ir aquela noite ao Polytheama...
De repente, um grito uníssono partiu da
multidão. Estalaram as palmas com mais ímpeto; choveram chapéus; arremessaram-se
leques e ramalhetes, Scott havia reaparecido.
— Bravo! Bravo, Scott!
E os aplausos recrudesceram ainda.
O ginasta, que entrara de carreira,
parou em meio da arena, aprumou o corpo, sacudiu a cabeleira anelada, e,
voltando-se para a direita e para a esquerda, atirava beijos, sorrindo, no meio
aquela tempestade gloriosa.
Depois cie agradecer, estalou
graciosamente os dedos e retirou-se de costas, a dar cambalhotas no ar.
Desencadeou-se de novo a fúria dos seus
admiradores, e ele teve de voltar à cena inda uma vez, mais outra, e outra,
cada vez mais triunfante.
Olímpia, entretanto, com a cabeça
pendida para a frente, o olhar fito, os lábios entreabertos, dir-se-ia hipnotizada,
tal era a sua imobilidade. O pai tentou chamá-la à conversa; ela respondeu por monossílabos.
— Queres... vamos embora.
— Não.
Na segunda parte do espetáculo, a moça
parecia divertir-se. Não despregava a vista de Scott, a quem cabia a melhor
parte dos trabalhos da noite.
O mais famoso era a sorte dos voos.
Consistia em dependurar-se ele de um trapézio muito alto, deixar-se arrebatar
pelo espaço e, em meio do trajeto, soltar as mãos dar uma cambalhota e ir agarrar-se
a um outro trapézio que o esperava do lado oposto.
Cada um destes saltos levantava sempre
uma explosão de bravos.
Scott havia feito já, por duas vezes, o
seu voo arriscado; faltava-lhe o último e o mais perigoso. Diferençava este dos
primeiros em que o acrobata, em vez de lançar-se de frente, tinha de ir de
costas e voltar-se no ar, para alcançar o trapézio fronteiro.
O público palpitava ansioso, até que Scott
afinal assomou no alto trampolim armado nas torrinhas, junto ao teto.
Cavou-se logo um fundo silêncio nos
espectadores. Os corações batiam com sobressalto; todos os olhos estavam
cravados na esbelta figura do artista, que, lá muito em cima, parecia, nas suas
roupas justas de meia, a estátua de uma divindade olímpica. Destacava-se-lhe
bem o largo peito, hercúleo, guardado pelos grossos braços nus, em contraste
com os rins estreitos, mais estreitos que as suas nervosas coxas, cujos
músculos de aço se encapelavam ao menor movimento do corpo.
Com uma das mãos ele segurava o trapézio,
enquanto com a outra limpava o suor da testa. Depois, tranquilamente, sem o
menor abalo, prendeu o lenço na sua cinta bordada de lentejoilas e deu volta ao
corpo.
Ouvia-se a respiração ofegante do público.
Scott sacudiu o braço do trapézio, experimentando-o,
puxou-o afinal contra o colo e deixou-se arrebatar de costas.
Em meio do circo desprendeu-se, gritou: “Hop!”
deu uma volta no ar e lançou-se de braços estendidos para o outro trapézio.
Mas, o voo fora mal calculado, e o
acrobata não encontrou onde agarrar-se.
Um terrível bramido, como de cem tigres
a que rasgassem a um só tempo o coração, ecoou por todo o teatro. Viu-se a bela
figura de Scott, um instante solta no espaço, virar para baixo a cabeça e cair
na arena, estatelada, com as pernas abertas.
O recinto do circo encheu-se logo. Nos
camarotes mulheres desmaiaram, em gritos; algumas pessoas fugiam espavoridas,
como se houvesse um incêndio; outras jaziam pálidas, a boca aberta e a voz
gelada na garganta. Ninguém mais se entendia; nas torrinhas passavam uns por
cima dos outros, numa avidez aterrada, disputando ver se conseguiam distinguir
o acrobata.
Este, todavia, sem acordo e quase sem
vida, agonizava por terra, a vomitar sangue.
Olímpia, lívida, trêmula, estonteada,
quando deu por si, achou-se, sem saber como, ao lado do moribundo. Ajoelhou-se
no chão, tomou-lhe a cabeça no regaço, e vergou-se toda sobre ele, procurando sentir
nas faces frias o derradeiro calor daquele belo corpo escultural e másculo. E,
desatinada, ofegante, apalpava-lhe o peito, o rosto, a brônzea carne dos
braços, e, com um grito de extrema agonia, molhava a boca no sangue que ele
expelia pela boca.
Scott teve um estremecimento geral de
corpo, contraiu-se, vergou a cabeça para traz, volveu para a moça os seus
límpidos olhos comovidos, agora turvados pela morte, cerrou os dentes e, um
arranco supremo, soltou o gemido derradeiro.
E o corpo do acrobata escapou das mãos
finas de Olímpia, inanimado.
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