Extraído do Livro "História da Literatura Brasileira", publicado no ano de 1916. Pesquisa, transcrição e atualização ortográfica: Iba Mendes (2018)
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Cronologicamente pertence também
a esta geração um escritor que, sem ter como tal grandes recomendações, foi
todavia um dos mais prestimosos da literatura e da cultura brasileira:
Francisco Adolfo de Varnhagen. Nasceu em Sorocaba (S. Paulo) em 17 de fevereiro
de 1816 de pai alemão, criou-se e educou-se em Portugal, onde passou a infância
e juventude. Conquanto houvesse percorrido uma grande extensão do litoral e
ainda do sertão brasileiro, em viagens de observação e estudo, nunca
propriamente habitou o Brasil, quero dizer, nunca nele se demorou com ânimo de
se domiciliar. O fato de sua origem germânica e formação portuguesa e europeia,
da sua constante ausência e pouca convivência do seu país natal e mais tarde de
ter constituído família fora dele, dão a Varnhagen uma fisionomia particular,
um todo nada exótico. Da estirpe germânica tirava seu instinto de veneração e
respeito dos magnatas, dos poderosos, das instituições consagradas e das coisas
estabelecidas. É talvez o único brasileiro sem falha neste particular,
justamente porque é em suma pouco brasileiro de temperamento, de índole e ainda
de sentimento. Levou-o à pia batismal o próprio capitão general da província em
que nasceu, o Conde de Palma. Desde aí é com tais próceres que anda. Como
historiador, raro acha a censurar nos que têm o mando, ao contrário esforça-se
por lhes encontrar sempre razões e desculpas. Do mesmo modo justifica sempre
todas as instituições, descobre-lhes ou inventa-lhes virtudes e benefícios. Mal
pode esconder o júbilo e a vaidade pela troca feita pelo imperador, seu amigo e
protetor, do seu nome já glorioso de Varnhagen pelo de visconde de Porto
Seguro. Consagrou toda a sua laboriosa existência a estudar a história do
Brasil, e a servi-lo com dedicação e zelo em cargos e missões diplomáticas.
Sente-se-lhe, entretanto, não sei que ausência de simpatia, no rigor
etimológico da palavra, pelo país que melhor que ninguém estudou e conhecia, e
era o do seu nascimento. Não é patriotismo, entenda-se, que lhe desconhecemos,
esse o tinha ele, como qualquer outro e do melhor. Faltava-lhe, porém, não lho
sentimos ao menos, aquele não sei que íntimo e ingênuo, mais instintivo que
raciocinado, sentimento da terra e da gente. Ele não tem as idiossincrasias do
país. Por isso Varnhagen não é de fato romântico, senão pela época literária em
que viveu e colaborou; de todos os brasileiros seus contemporâneos no período
inicial do Romantismo, é talvez o único que além de não ser indianista, isto é,
de não ter nenhuma simpatia pelo índio como fator da nossa gente, ao contrário
o menospreza, o deprime e até lhe aplaude a destruição. É também o único que
altamente estima o português, lhe proclama a superioridade, oculta ou disfarça
os defeitos do regime colonial e, propositadamente, lhe adota o pensamento e a
língua. Só ele dos seus companheiros a escreveria vernaculamente, sem sequer o
incoercível brasileirismo da posição dos pronomes, todos neles
indefectivelmente postos à portuguesa. Mas a escreve apenas corretamente, de
estudo e propósito, com esforço manifesto, sem espontaneidade, fluência ou
elegância, nem os idiotismos por que o verdadeiro escritor revela a sua nacionalidade.
Por tudo isto se não achou Varnhagen em simpatia com os seus confrades de
geração, nem estes com ele. Enquanto por espírito de camaradagem e muito também
de solidariedade na obra que juntos amorosamente faziam, eles se não regateavam
mútuos encômios e acoroçoamentos frequentemente desmerecidos e indiscretos,
olvidavam a Varnhagen ou o tratavam como colaborador somenos. Raramente se lhe
acha o nome, e ainda assim parcamente elogiado, nos muitos escritos com que
reciprocamente se sustentavam e à sua causa. Será porque não compreendessem a
importância para esta da obra de erudição que ele fazia? Será porque a esses
poetas, que todos sobretudo o eram, essa obra parecesse de pouco alcance
literário e pouco gloriosa? No entanto quase todos eles faziam também história,
mesmo literária. É verdade que a faziam de palpite, como poetas, sem
investigação própria, sem acurado estudo, retórica e declamatoriamente, com a
sua imaginação ou repetição do já feito pelos portugueses. Apenas Norberto, mas
somente em parte da sua obra, escapa a este reproche.
O primeiro escrito considerável
de Varnhagen, já da sólida erudição de que ele seria um dos raros exemplos nas
nossas letras, foram as suas Reflexões
críticas sobre a obra de Gabriel Soares, publicadas no tomo V da
"Coleção de notícias para a história e geografia das nações
ultramarinas" pela Academia Real das Ciências de Lisboa (1836). Começando
a sua fecunda iniciativa da rebusca e publicação de monumentos interessantes
para a nossa história geral, dá, em 1839, à luz, também em Lisboa, o Diário da
navegação, de Pero Lopes.
Em 1840 escreve no Panorama, o célebre órgão da renovação
literária portuguesa, uma Crônica do
descobrimento do Brasil, que seria o primeiro romance brasileiro se não
fosse apenas uma dessaborida crônica romanceada sobre a carta de Caminha, cujo
descobridor na Torre do Tombo foi Varnhagen. Sem falar em outros seus escritos
de maior interesse português que brasileiro, dos anos imediatamente subsequentes,
enceta em 1845, com os Épicos brasileiros,
nova edição prefaciada e anotada dos poemas de Santa Rita Durão e Basílio da
Gama, as suas publicações diretamente relativas à nossa história literária,
pouco depois prosseguidas com a do Florilégio
da poesia brasileira ou coleção das
mais notáveis composições dos poetas brasileiros falecidos, contendo as
biografias de muitos deles, tudo precedido de um "Ensaio Histórico sobre
as Letras do Brasil".
Pelo rigoroso e acurado da sua
investigação e estudo e dos seus resultados, pela novidade das suas notícias,
pelo inédito e seguro da sua informação, pelo número e justeza de algumas de
suas ideias gerais, pela largueza de sua vista, esta obra de Varnhagen lançava
os fundamentos, e o futuro provou que definitivos, da história da nossa
literatura. Não valem contra este conceito a precedência meramente cronológica
de alguns tímidos e deficientíssimos ensaios de Cunha Barbosa, de Pereira da
Silva, de Norberto, de Magalhães e outros, que apenas repetiram as conhecidas
notícias dos bibliógrafos e memorialistas portugueses, sem lhe acrescentar nada
de novo, e ainda errando o que já andava sabido. Neste investigar dos nossos
primórdios literários, continuado na sua História geral do Brasil, onde em
vários passos se ocupa da nossa evolução literária, e em papéis e memórias diversas
publicadas em periódicos e revistas, descobriu, noticiou, editou e fez editar
Varnhagem alguns preciosos escritos. Tais foram os Diálogos das grandezas do Brasil, de Gabriel Soares, a Narrativa epistolar, de Cardim, a Prosopopeia, de Bento Teixeira, a História do Brasil, de Fr. Vicente do
Salvador, sem contar quantidade de espécies novas para a vida e obra de outros
escritores do período colonial.
A obra capital de Varnhagen é,
porém, a sua História do Brasil, que
ele chamou de Geral por abranger nela todas as manifestações da nossa vida e
atividade, ainda a literária e a artística. Publicada primeiro em 1857 e
reeditada em 1872, é um livro de primeira ordem, se não pela sua estrutura,
ainda assim não de todo defeituosa, pelo bem apurado dos fatos, riqueza e
variedade das informações, harmonia do conjunto e exposição geralmente bem
feita. Sem imaginação, sem qualidades estéticas de escritor, sem relevo ou
elegância de estilo, Varnhagen escreve, todavia, decorosamente. Merece igual
apreciação outra considerável obra sua, a História
das lutas com os holandeses, publicada já fora do período romântico. Na
nossa literatura histórica, as obras de Varnhagen são certamente o que temos de
mais notável.
Tentou ele, como vimos, pela sua Crônica romanceada do Descobrimento do Brasil, as obras de
imaginação ou de ficção. Carecendo de qualidades de imaginação e fantasia e de
estilo, não lhe podia suceder bem. O seu Amador
Bueno, "drama épico-histórico-americano" (Lisboa, 1847, Madri,
1858), com o seu Sumé, "lenda
mito-religiosa-americana", e o seu Caramuru,
romance histórico brasileiro, em redondilhas de seis sílabas, saído primeiro no
Florilégio e depois em separado,
apenas lhe documentam a incapacidade para essa espécie de literatura. É pela
sua obra de historiador e de erudito que Varnhagen merece, e tem, um distinto
lugar na história da nossa literatura, da qual foi o criador e permanece o
alicerce ainda inabalado.
Varnhagen veio a falecer longe do
Brasil, como sempre tinha vivido, em Viena d'Áustria, a 20 de junho de 1878.
A filosofia da História de
Varnhagen é a comum filosofia espiritualista cristã do seu tempo, com o
pensamento moral e político da sua educação portuguesa. É em história um
providencialista, em política um homem de razão de Estado, da ordem, da autoridade
e do fato consumado. Depois de narrar as depredações do corsário inglês
Cavendish nas costas do Brasil, diz que veio a "falecer no mar, dentro de
pouco tempo, provavelmente ralado pelos remorsos" (História Geral, I, 391). Os remorsos matarem um corsário do século
XVI! Duguay-Trouin, regressando do seu assalto feliz ao Rio de Janeiro,
"sofreu temporais que lhe derrotaram a esquadra, como se a Providência
quisesse castigar os que os nossos haviam deixado impunes" (ibid. II,
816). Malogrou-se a revolução pernambucana de 1817. "Ainda assim desta vez
(e não foi a última) o braço da Providência, afirma seriamente Varnhagen, bem
que à custa de lamentáveis vítimas e sacrifícios, amparou o Brasil, provendo em
favor da sua integridade" (ibid. 1150, II). Esta filosofia tem ao menos a
vantagem de não ser presunçosa e de dispensar qualquer outra. Era aliás a do
tempo, e dela se serviram aqui todos os historiadores sem exceção de João
Lisboa, o mais alumiado de todos. Varnhagen, porém, com abuso, piorando o seu
caso com o carrancismo da sua educação portuguesa se não de seu próprio
temperamento literário.
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