Extraído do Livro "História da Literatura Brasileira", publicado no ano de 1916. Pesquisa, transcrição e atualização ortográfica: Iba Mendes (2018)
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Os impulsos de renovação
literária dos nossos românticos da primeira hora, Magalhães, Porto Alegre,
Norberto, Macedo e outros, os veio perfazer o poderoso talento de Gonçalves
Dias. Da poesia genuinamente brasileira, não por exterioridade de inspiração ou
de forma ou pela intenção dos temas e motivos, mas pelo íntimo sentimento do
nosso gênio com as suas idiossincrasias e peculiaridades, em suma da psique
nacional, foi ele o nosso primeiro e jamais excedido poeta.
Gonçalves Dias é nas nossas
letras um dos raros exemplos comprobatórios da falaz teoria da raça. Parece que
nele se reuniam as três de que se formou o nosso povo. Seu pai era português de
nascimento, a mãe aquilo que chamamos no Norte, donde era, cafuza, isto é, o
resultado do cruzamento do índio com o negro. Nasceu em Caxias, no Maranhão, em
1823, da união natural de seu pai com aquela boa mestiça, que lhe foi mãe
carinhosa. Da terra natal, onde iniciou os estudos de latim com o mestre
público local, passou com o pai à capital da Província, seguindo logo ambos daí
para Portugal, o pai em busca de saúde, ele de instrução. Pouco depois de ali
chegado, morreu-lhe o pai, que já ia muito doente. Com quatorze anos, achou-se
Gonçalves Dias só, em terra estranha. Esta circunstância, agravando a nostalgia
que sem dúvida lhe produzia o apartamento da pátria e da mãe, aumentar-lhe-ia a
natural dor da perda do pai. No belíssimo poema autobiográfico Saudades, que
dedicou à irmã, transpira ainda, não obstante os anos passados, a sua grande
mágoa, "essa dor que não tem nome":
De quando sobre as bordas de um sepulcro
Anseia um filho, e nas feições queridas
Dum pai, dum conselheiro, dum amigo
O selo eterno vai gravando a morte!
Escutei suas últimas palavras,
Repassado de dor! – Junto ao seu leito,
De joelhos, em lágrimas banhado
Recebi os seus últimos suspiros.
E a luz funérea e triste que lançaram
Seus olhos turvos, ao partir da vida
De pálido clarão cobriu meu rosto
No meu amargo pranto refletindo
O cansado porvir que me aguardava!
Tornou ao Maranhão, mas já em
1840 estava de volta a Portugal matriculado na Universidade de Coimbra. Ou
assim nascesse, e é talvez o mais certo, ou as circunstâncias do seu
nascimento, aquele golpe precocemente sofrido, a orfandade, o prematuro
afastamento da terra natal e das suas mais caras afeições de infância, assim o
houvessem feito, foi Gonçalves Dias, não obstante alguns lampejos de bom humor
e de jovialidade, uma alma profundamente melancólica e profundamente sensível.
Ela se lhe formou ainda em meio das agitações consequentes à Independência.
Deu-o a mãe à luz quando o pai, por esquivar perseguições que a sua qualidade
de português lhe poderia atrair, achava-se foragido nos matos vizinhos de
Caxias, habitando uma palhoça, onde Gonçalves Dias nasceu, na carência de
qualquer conforto, entre aflições e medos. Deixaram-lhe forte e viva impressão
estes primeiros incidentes de sua vida. Di-lo ele à sua irmã naquele poema, uma
das suas melhores páginas:
Parti, dizendo adeus à minha infância,
Aos sítios que eu amei, aos rostos caros
Que já no berço conheci, àqueles
De quem, malgrado a ausência, o tempo, a morte
E a incerteza cruel do meu destino,
Não me posso lembrar sem ter saudades,
Sem que aos meus olhos lágrimas despontem.
................................................
Ave educada nas floridas selvas
Vim da praia beijar a fina areia;
Subitâneo tufão arrebatou-me,
Perdi a verde relva, o brando ninho.
Nem jamais casarei doces gorjeios
Ao saudoso rugir dos meus palmares;
Porém a branca angélica mimosa
Com seu candor enamorando as águas,
Floresce às margens do meu pátrio rio.
E a mesma imagem se repete mais
adiante, mostrando a obsessão daquela impressão dolorosa:
Ave educada nas floridas selvas,
Um tufão me expeliu do pátrio ninho;
As tardes dos meus dias vorrascosos
Não terei de passar sentado à porta
Do abrigo de meus pais, nem longe dele,
Verei tranquilo aproximar-se o inverno
E pôr do sol dos meus cansados anos!
O tufão que o expeliu do pátrio
ninho foi o casamento do pai com outra mulher que não aquela de quem ele
nascera. A dor que lhe envolveu a infância afeiçoou-lhe a índole pessoal e
poética e pôs-lhe n'alma a tristeza forte que será a sua marca e o seu encanto.
A ela juntaram-se-lhe despertadas ou alvoroçadas pelos gabos desde menino
ouvidos ao seu talento, ambições de sobrelevar-se à sua mesquinha
condição:
Um dia apareceu um recém-nado,
Como a concha que o mar à praia arroja;
Cresceu qual cresce a planta em terra inculta,
Que ninguém educou, a chuva apenas,
Infante viu da roda sepulturas,
Em que não atentou;
................................................
Então sentiu brotarem na sua alma
Sonhos de puro amor, sonhos de glória
Sentiu no peito um mundo de esperanças,
Sentiu a força em si – patente o mundo.
Em 1845 formado em Direito, regressou à sua província. Foi à terra natal que deixou logo "ralado de desgostos, por motivos que se não declara", informa discretamente um seu grande amigo e amoroso biógrafo. Esses motivos seriam de ordem doméstica e provenientes da coexistência da mãe e da madrasta, que aliás parece-lhe fora caroável. A entristecer-lhe o ânimo já de raiz e das circunstâncias de sua vida melancólico, a amargurar-lhe a alma e travar-lha de dissabores, que a sua sensibilidade de poeta e de valetudinário exagerariam, concorreram mais as condições de penúria e dependência em que, graças à bondade e comiseração de patrícios, amigos raríssimos, lograra completar a formatura
A crítica, tanto a do Rio de
Janeiro como a das províncias, acolheu este primeiro livro de Gonçalves Dias
com calorosos e merecidos encômios e, o que mais vale e é menos comum, com
atilada compreensão do seu valor. O balbucio de Magalhães e Porto Alegre era já
em Gonçalves Dias
a fala clara, perfeita e melodiosa. Com muito mais harmonia, mais íntimo e mais
vivo sentimento, mais espontânea e original inspiração, maior sensibilidade
emotiva, havia relevantemente nele dons de expressão muito superiores. Pode
dizer-se que aqueles poemas revelam – e os posteriores o confirmariam – o
primeiro grande poeta do Brasil.
Esta preeminência de que os
contemporâneos tiveram a intuição, a vieram confirmar os Segundos cantos e sextilhas
de Frei Antão, publicados também no Rio dois anos depois. Valem menos as Sextilhas como prova do seu saber da
língua e um feliz postiço arcaico desta, que por testemunharem a delicadeza e
vigor da sua imaginação e pensamento poético e riqueza de sua inspiração
lírica. Corroboraram-no ainda os Últimos
cantos, de 1851, tudo reunido mais tarde sob o título de Cantos, na primeira edição de Leipzig
(F. A. Brackhaus, 1857, 16º, XXVIII, 654 págs.). Sucederam-se novas edições em
número de quatro, contadas da primeira dos Cantos
quando acabava o poeta de morrer. Alguns dos poemas dos Primeiros Cantos, porventura os melhores, repunham em a nossa
poesia o índio nela primeiro introduzido por Basílio da Gama e Durão. Era essa
a sua grande e formosa novidade. Nos poemas daqueles poetas não entrava o índio
senão como elemento da ação ou de episódios, sem lhes interessar mais do que o
pediam o assunto ou as condições do gênero. Nos Cantos de Gonçalves Dias, ao contrário, é ele de fato a personagem
principal, o herói, a ele vão claramente as simpatias do poeta, por ele é a sua
predileção manifesta.
Entre a publicação dos Primeiros e dos Últimos cantos compôs Gonçalves Dias os primeiros seis de um poema
americano Os Timbiras, dos quais
publicou em Leipzig, em 1857, os quatro primeiros. Continuava a mesma inspiração
simpática ao índio e a mesma idealização afetuosa dos seus feitos e gestos, que
distinguirá o segundo indianismo, cujo iniciador foi exatamente Gonçalves Dias,
do primeiro criado por Basílio da Gama. Os
Timbiras, como as Americanas, não
só ficariam, a todas as luzes, os mais belos poemas de inspiração indianista
aqui produzidos, mas os únicos que sobrevivem aos motivos ocasionais dessa
inspiração e ao gosto do momento. Um deles, I-Juca-Pirama,
é sob todos os aspectos, essenciais ou formais, uma das raras obras-primas da
nossa poesia e ainda de nossa língua. O próprio Portugal, geralmente pouco
simpático às nossas tentativas de emancipação literária, pelo mais autorizado
então dos seus órgãos intelectuais, Alexandre Herculano, não só reconhecia nos Primeiros cantos "as inspirações
de um grande poeta", mas lastimava não houvesse o poeta dado neles maior
espaço às poesias americanas. Os Timbiras
cediam ao preconceito do poema épico da tradição portuguesa, continuada aqui
desde os começos da nossa poesia. Acostando-se-lhe, fazia-o entretanto
Gonçalves Dias com manifesta superioridade de inspiração e de expressão. Aquela
é mais sincera, vem-lhe mais do íntimo. Porventura impulsado por um recôndito
sentimento de sua alma de caboclo, avivado pela nostalgia do "filho do
bosque", traz muito maior vigor de idealização. A expressão é muito mais
rica, muito mais variada e melodiosa – sobre tudo muito mais melodiosa – que a
de qualquer outro dos nossos poemas. Do maior dos nossos épicos até então, Basílio
da Gama terá, com mais opulenta imaginação, a harmonia do verso branco, no qual
já rivalizava com Garrett. A influência do Uraguai
é visível no poema. Mas não o deslustra essa influência, que apenas revê a
continuidade da nossa tradição poética. Indicia esse influxo, e quase reproduz
o verso do Uraguai
No espaço azul não chega o raio
este outro dos Timbiras,
aludindo ao surto do condor após a presa feita,
E sobe audaz onde não chega o raio.
Também a apóstrofe – América
infeliz! do formosíssimo canto terceiro recorda o – Gentes da Europa nunca vos
trouxera – do segundo canto do Uraguai.
Nenhum poeta moderno teve como
Camões o sentimento do paganismo e do seu maravilhoso. Assim também nenhum
poeta brasileiro, em prosa ou verso, teve em grau igual ao de Gonçalves Dias o
sentimento do nosso índio e do que lhe constituía a feição própria. Todos os
nossos indianistas, maiores e menores, sem excetuar o próprio Alencar, que é
quem em tal sentimento mais se aproxima de Gonçalves Dias, o foram antes de
estudo e propósito que de vocação. Daí a sua inferioridade relativamente ao
poeta dos Timbiras e os despropósitos
em que caíram. E o conceito pode ser generalizado a toda a obra lírica de
Gonçalves Dias.
É que ele é um dos raros, se não
foi o único, dos nossos que, com os dons naturais para o ser, a vida fez poeta.
Não a moda, a retórica, a camaradagem, a presunção ou algum estímulo vaidoso ou
interesseiro, ou sequer patriótico, o fizeram poeta senão a dor e o sofrimento.
É primeiro o afastamento do torrão natal e do carinho materno em anos verdes, a
perda do pai e o isolamento em terra estranha, a amargura do seu nascimento
mais que humilde, o sentimento da sua inferioridade social – contrastando com a
sua fidalguia moral e mental, é a humilhação de viver de amigos, é a sua penúria
de recursos e mesquinhez de vida, é o desencontro de suas ambições com as suas
possibilidades, é o convívio do meio mesquinho seu conterrâneo e por fim e
acaso mais que tudo, quando já lhe sorrira a glória e ele assim mesmo se
enobrecera pelo gênio e trabalho, a recusa da mulher muito amada, por motivo do
seu nascimento. Não há, ou apenas haverá um destes passos da sua vida dolorosa,
aos quais outros fora possível acrescentar, que não tenha deixado impressões,
ecos, vislumbres nos seus poemas. A nostalgia inspira-lhe a Canção do exílio, no seu gênero e
ingenuidade acaso o mais sublime trecho lírico da nossa poesia, a expressão
mais intensa e mais exata do nosso íntimo sentimento pátrio. As agruras da sua
juventude as Saudades, de tão fina
sensação dolorosa, de tão bela e comovedora expressão. Os seus amores infelizes
esses dois soberbíssimos trechos sem iguais no nosso lirismo: Se se morre de amor e Ainda uma vez, adeus, e mais aquele
encantador No jardim, amostra
peregrina em a nossa poesia de emoção profunda casada à profunda singeleza. Nem
desmerecem destes os poemas da mesma inspiração, que lhe brotam, cheios de
lágrimas do fundo d'alma: Ó que acordar e
Se muito sofri já, não mo perguntes.
Antes e depois de Gonzaga jamais
se ouvira em a nossa poesia cantos de amor tão repassados de íntimo sentimento
e de uma tão formosa expressão. Os poetas contemporâneos dos últimos anos de
Gonçalves Dias, os seus sucessores imediatos, os poetas da segunda geração
romântica, os repetirão com emoção às vezes igual, nenhum porém com a alta e
essencial beleza dos seus. Com ele achava enfim o lirismo brasileiro a sua
expressão mais eminente, a sua feição modelar, nunca mais, se não atingida,
excedida.
O poeta a mais de um respeito
genial desdobra-se em
Gonçalves Dias num dos prosadores mais seletos das nossas
letras. Às obras líricas junta simultaneamente com inspiração muito mais
romântica que a de Magalhães e seus colaboradores, a dramática. Em 1847 publica
D. Leonor de Mendonça, drama original de assunto português, em três atos e
cinco quadros. Antes, em 1843, compusera o Patkul,
no ano seguinte Beatriz Cenci e mais
tarde (1860) Boabdil, todos só
postumamente publicados. Não sabemos por que não foi nenhum destes dramas
representado tendo aparecido o primeiro e sendo escritos os outros justamente
na época em que nascia o teatro brasileiro, que eles teriam concorrido para
enriquecer e ilustrar. Ainda do ponto de vista teatral, não é nenhum deles
inferior aos de Magalhães e companheiros, e ao menos Leonor de Mendonça lhes é, como criação artística e mérito
literário, superior. Está este longe da intensa emoção e da alta e serena
beleza do Frei Luís de Souza, de
Garrett, mas não lhe está tanto da sobriedade e formosa singeleza de estilo.
Publicando-o, precedeu-o o autor de um prefácio em que, de parte os inevitáveis
sacrifícios à poética do tempo, há conceitos originais e inteligentes da
literatura dramática e de seus meios de expressão. Mais que tudo, é
interessante neste drama a interpretação do duvidoso caso histórico que lhe
forneceu o tema. Além de original e psicologicamente verdadeira, é humana e
dramática. Segundo o poeta, determinaram-no somente as condições do meio,
"a fatalidade filha das circunstâncias e que dimana dos nossos hábitos e
da nossa civilização", como ele chãmente explica, sem parecer dar maior
importância ao seu achado, que não era vulgar para a época. É pelo menos
reparável que fazendo teatro Gonçalves Dias só o fizesse de assuntos
estrangeiros. Podia-se acaso ver neste fato a clara consciência que teria de
que a nossa sociedade, a histórica e a atual, dificilmente depararia ao poeta
assuntos propícios à criação dramática. Embora assim fosse, não é menos de
notar-lhe a abstenção de assuntos nacionais, pois a grandeza do poeta consiste
por muito em sobrepujar tais dificuldades. Quanto a trazer o índio para o
teatro, como o trouxe para a poesia, parece andou acertadíssimo, sem embargo do
muito que há de dramaticamente belo no I-Juca-Pirama.
Mas a estética particular do governo desaconselha a invasão, ainda acompanhada
de música, do selvagem no teatro.
A obra puramente poética de
Gonçalves Dias sobrepujou em acabamento e mérito a tudo o mais que escreveu, de
modo a o velar e esconder mesmo à maioria dos seus admiradores. O seu
brasileirismo, que não era apenas manifestação do seu indianismo, mas lhe
estava, para falar com o nosso povo, na massa do sangue, e lhe vinha do
nascimento e criação em um meio genuinamente brasileiro e de influições da raça
indígena na formação da sua psique, o fortificaram estudos da história e
etnografia nacional, nos quais revelou outras faces do seu talento e capacidade
literária: qualificações para tais estudos, aptidão crítica, facilidade e
pertinência de exposição. As suas memórias sobre a existência de amazonas no
Brasil, sobre o descobrimento casual ou não deste e sobre as civilizações
indígenas do país e da Oceânia, como antes desde as suas Reflexões acerca dos Anais
de Berredo, do mesmo passo que lhe comprovam não comum erudição destes
assuntos, documentam no poeta não vulgar versatilidade de talento.
A estes diversos escritos, e até
alguns de caráter administrativo e oficial, colaboração em revistas e jornais,
ensaios apenas encetados, folhetins, cumpre juntar como prova da atividade
mental do poeta e gosto e vocação dos estudos brasileiros, o Dicionário da língua tupi (Leipzig,
1858) e o Vocabulário da língua geral...
usada no Alto Amazonas (Rev. do Inst., XVII). Todas estas obras em prosa de
Gonçalves Dias, ainda as que não são de natureza literária, distinguem-se pela
linguagem e estilo mais cuidados do que era aqui comum, salvo nos seus
comprovincianos. São por isso das que ainda podemos ler com facilidade e
prazer. Não só por qualidades de pensamento, de imaginação e de sentimento,
senão pelas de expressão, é Gonçalves Dias um dos nossos clássicos, ou por
outra um daqueles pouco numerosos escritores brasileiros que o sendo pelas
íntimas qualidades de que procede um estilo, escrevem certa, fluente e
elegantemente. Ainda como escritor português, um ou outro deslize não o desabona
de vernáculo. E o é com mais naturalidade, menos intencionalmente e de estudo
do que os seus camaradas do grupo Odorico Mendes, Sotero dos Reis e João
Lisboa.
Ensaiou também Gonçalves Dias o
romance, e quase foi ele, antes de Teixeira e Sousa, o seu inventor aqui. Ainda
em Coimbra, por 1841 ou 42, escreveu um a que deu o título realista de Memórias de Agapito Goiaba, do qual
apareceram fragmentos no Maranhão em 1846. Era um livro de memórias e
recordações pessoais travestidas e idealizadas, à moda da Nova Heloísa, e só por isso seria certamente curioso. Apesar deste
exemplo ilustre, se não estava ainda na despudorada literatura pessoal cujo
criador foi exatamente Rousseau. À delicadeza de Gonçalves Dias repugnou
publicá-lo e o destruiu mais tarde. Pelo que dessa tentativa nos resta,
presumimos que além do sainete das reminiscências e confidências disfarçadas
num romance vivido, teria este sobre os dos criadores do gênero aqui, aquilo
que totalmente lhes faltou, virtudes de composição e de expressão. É, porém,
como poeta o maior e o mais completo que o Brasil criou, e o que lhe é mais
afim, que Gonçalves Dias vive e viverá na nossa literatura, da qual é uma das
figuras mais eminentes, se não a mais eminente. Vive e viverá também pela sua
influência, que foi considerável e legítima e não cessou ainda de todo, e que
porventura reviverá quando, passado este momento de exotismo desvairado e
incoerente, volvermos à mesma fonte donde dimana o nosso sentimento, não
indígena e nativista, mas social e humano.
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