(Carta do excelentíssimo Sr. Conselheiro José de Alencar ao ilustríssimo Sr. Machado de Assis)
Ilmo. Sr. Machado de Assis.
Tijuca, 18 do fevereiro de 1868.
Tijuca, 18 do fevereiro de 1868.
Recebi ontem a visita de um poeta.
O Rio de Janeiro não o conhece ainda; muito breve o há de conhecer
o Brasil. Bem entendido, falo do Brasil que sente; do coração e não do resto.
O Sr. Castro Alves é hóspede desta grande cidade, alguns dias
apenas. Vai a São Paulo concluir o curso que encetou em Olinda.
Nasceu na Bahia, a pátria de tão belos talentos; a Atenas
brasileira que não cansa de produzir estadistas, oradores, poetas e guerreiros.
Podia acrescentar que é filho de um médico ilustre. Mas para quê?
A genealogia dos poetas começa com o seu primeiro poema. E que pergaminhos
valem estes selados por Deus?
O Sr. Castro Alves trouxe-me uma carta do Dr. Fernandes da Cunha,
um dos pontífices da tribuna brasileira. Digo pontífice, porque nos caracteres
dessa têmpera o talento é uma religião, a palavra um sacerdócio.
Que júbilo para mim! Receber Cícero que vinha apresentar Horácio,
a eloquência conduzindo pela mão a poesia, uma glória esplêndida mostrando no
horizonte da pátria a irradiação de uma límpida aurora!
Mas também quanto, nesse instante, deplorei minha pobreza, que não
permitia dar a tão caros hóspedes régio agasalho. Carecia de ser Hugo ou
Lamartine, os poetas-oradores, para preparar esse banquete da inteligência.
Se, ao menos, tivesse nesse momento junto de mim a plêiade rica de
jovens escritores, à qual pertencem o senhor, o Dr. Pinheiro Guimarães,
Bocaiúva, Múzio, Joaquim Serra, Varela, Rozendo Moniz, e tantos outros!...
Entre estes, por que não lembrarei o nome de Leonel de Alencar, a
quem o destino fez ave de arribação na terra natal? Em literatura não há
suspeições: todos nós, que nascemos em seu regaço, não somos da mesma família?
Mas a todos o vento da contrariedade os tem desfolhado por aí,
como flores de uma breve primavera.
Um fez da pena espada para defender a pátria. Alguns têm as asas
crestadas pela indiferença; outros, como douradas borboletas, presas da teia de
aranha, se debatem contra a realidade de uma profissão que lhes tolhe o voo.
Felizmente estava eu na Tijuca.
O senhor conhece esta montanha encantadora. A natureza a colocou a
duas léguas da Corte, como um ninho para as almas cansadas de pousar no chão.
Aqui tudo é puro e são. O corpo banha-se em águas cristalinas,
como o espírito na limpidez deste céu azul.
Respira-se à larga, não somente os ares finos que vigoram o sopro
da vida, porém aquele hálito celeste do Criador, que bafejou o mundo recém-nascido.
Só nos ermos em que não caíram ainda as fezes da civilização, a terra conserva
essa divindade do berço.
Elevando-se a estas eminências, o homem aproxima-se de Deus. A
Tijuca é um escabelo entre o pântano e a nuvem, entre a terra e o céu. O coração
que sobe por este genuflexório, para se prostrar aos pés do Onipotente, conta
três degraus; em cada um deles, uma contrição.
No alto da Boa Vista,
quando se descortina longe, serpejando pela várzea, a grande cidade réptil,
onde as paixões pululam, a alma que se havia atrofiado no foco do materialismo,
sente-se homem. Embaixo era uma ambição; em cima contemplação.
Transposto esse primeiro estádio, além, para as bandas da Gávea,
há um lugar que chamam Vista Chinesa.
Este nome lembra-lhe naturalmente um sonho oriental, pintado em papel de arroz.
É uma tela sublime, uma decoração magnífica deste inimitável cenário
fluminense. Dir-se-ia que Deus entregou a algum de seus arcanjos o pincel de
Apeles, e mandou-lhe encher aquele pano de horizonte. Então o homem sente-se
religioso.
Finalmente, chega-se ao Pico
da Tijuca, o ponto culminante da serra, que fica do lado oposto. Daí os
olhos deslumbrados veem a terra como uma vasta ilha a submergir-se entre dois
oceanos, o oceano do mar e o oceano do éter. Parece que estes dois infinitos, o
abismo e o céu, abrem-se para absorver um ao outro. E no meio dessas
imensidades, um átomo, mas um átomo-rei, de tanta magnitude. Aí o ímpio é
cristão e adora o Deus verdadeiro.
Quando a alma desce destas alturas e volve ao pá da civilização,
leva consigo uns pensamentos sublimes, que do mais baixo remontam à sua
nascença, pela mesma lei que faz subir ao nível primitivo a água derivada do
topo da terra.
Nestas paragens não podia meu hóspede sofrer jejum de poesia.
Recebi-o dignamente. Disse à natureza que pusesse a mesa, e enchesse as ânforas
das cascatas de linfa mais deliciosa que o falerno do velho Horácio.
A Tijuca esmerou-se na hospitalidade. Ela sabia que o jovem
escritor vinha do Norte, onde a natureza tropical se espaneja em lagos de luz
diáfana, e, orvalhada de esplendores, abandona-se lasciva como uma odalisca às
carícias do poeta.
Então a natureza fluminense, que também, quando quer, tem daquelas
impudências celestes, fez-se casta e vendou-se com as alvas roupagens de
nuvens. A chuva a borrifou de aljôfares; as névoas resvalavam pelas encostas
como as fímbrias da branca túnica roçagante de uma virgem cristã.
Foi assim, a sorrir entre os nítidos véus, com um recato de
donzela, que a Tijuca recebeu nosso poeta.
O Sr. Castro Alves lembrava-se, como o senhor e alguns poucos
amigos, de uma antiguidade de minha vida; que eu outrora escrevera para o
teatro. Avaliando sobre medida minha experiência neste ramo difícil da
literatura, desejou ler-me um drama, primícia de seu talento.
Essa produção já passou pelas provas públicas em cena competente
para julgá-la. A Bahia aplaudiu com júbilos de mãe a ascensão da nova estrela
de seu firmamento. Depois de tão brilhante manifestação, duvidar de si, não é
modéstia unicamente, é respeito à santidade de sua missão de poeta.
Gonzaga é
o título do drama que lemos em breves horas. O assunto, colhido na tentativa
revolucionária de Minas, grande manancial de poesia histórica ainda tão pouco
explorado, foi enriquecido pelo autor com episódios de vivo interesse.
O Sr. Castro Alves é um discípulo de Vítor Hugo, na arquitetura do
drama, como no colorido da ideia. O poema pertence à mesma escola do ideal; o
estilo tem os mesmos toques brilhantes.
Imitar Vítor Hugo só é dado às inteligências de primor. O Ticiano
da literatura possui uma palheta que em mão de colorista medíocre mal produz
borrões. Os moldes ousados de sua frase são como os de Benvenuto Cellini; se o
metal não for de superior afinação, em vez de estátuas saem pastichos.
Não obstante, sob essa imitação de um modelo sublime desponta no
drama a inspiração original, que mais tarde há de formar a individualidade
literária do autor. Palpita em sua obra o poderoso sentimento da nacionalidade,
essa alma da pátria, que faz os grandes poetas, como os grandes cidadãos.
Não se admire de assimilar eu o cidadão e o poeta, duas entidades
que no espírito de muitos andam inteiramente desencontradas. O cidadão é o
poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arte.
Há no drama Gonzaga
exuberância de poesia. Mas deste defeito a culpa não foi do escritor; foi da
idade. Que poeta aos vinte anos não tem essa prodigalidade soberba de sua
imaginação, que se derrama sobre a natureza e a inunda?
A mocidade é uma sublime impaciência. Diante dela a vida se
dilata, e parece-lhe que não tem para vivê-la mais que um instante. Põe os
lábios na taça da vida, cheia a transbordar de amor, de poesia, de glória, e
quisera estancá-la de um sorvo.
A sobriedade vem com os anos; é virtude do talento viril. Mais
entrado na vida, o homem aprende a poupar sua alma. Um dia, quando o Sr. Castro
Alves reler o Gonzaga, estou
convencido que ele há de achar um drama esboçado, em cada personagem desse
drama.
Olhos severos talvez enxerguem na obra pequenos senões.
— Maria, achando em si forças para enganar o governador em um
transe de suprema angústia, parecerá a alguns menos amante, menos mulher, do
que devera. A ação, dirigida uma ou outra vez pelo acidente material, antes do
que pela revolução íntima do coração, não terá na opinião dos realistas, a
naturalidade moderna.
Mas são esses defeitos da obra, ou do espírito em que ela se
reflete? Muitas vezes já não surpreendeu seu pensamento a fazer a crítica de
uma flor, de uma estrela, de uma aurora? Se o deixasse, creia que ele se
lançaria a corrigir o trabalho do supremo artista. Não somos homens debalde:
Deus nos deu uma alma, uma individualidade.
Depois da leitura do seu drama, o Sr. Castro Alves recitou-me
algumas poesias. A Cascata de Paulo Afonso,
As Duas Ilhas e A Visão dos Mortos não cedem às excelências da língua portuguesa
neste gênero. Ouça-as o senhor, que sabe o segredo desse metro natural, dessa
rima suave e opulenta.
Nesta capital da Civilização brasileira, que o é também de nossa
indiferença, pouco apreço tem o verdadeiro mérito quando se apresenta
modestamente. Contudo, deixar que passasse por aqui ignorado e despercebido o
jovem poeta baiano, fora mais que uma descortesia. Não lhe parece?
Já um poeta o saudou pela imprensa; porém, não basta a saudação; é
preciso abrir-lhe o teatro, o jornalismo, a sociedade, para que a flor desse
talento cheio de seiva se expanda nas auras da publicidade.
Para Virgílio do jovem Dante
nesse ínvio caminho da vida literária, lembrei-me do senhor. Sobram-lhe os
títulos. Para apresentar ao público fluminense o poeta baiano, é necessário não
só ter foro de cidade na imprensa da corte, como haver nascido neste belo vale do
Guanabara, que ainda espera seu cantor.
Seu melhor título, porém, é
outro. O Sr. foi o único dó nossos modernos escritores que se dedicou à cultura
dessa difícil ciência, que se chama crítica. Uma porção do talento que recebeu
da natureza, em vez de aproveita-lo em criações próprias, não duvidou aplicá-lo
a formar o gosto e desenvolver a literatura pátria.
JOSÉ DE ALENCAR
Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1868.
Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1868.
✤✤✤
(Carta do ilustríssimo Sr. Machado de Assis, em resposta, ao excelentíssimo Sr. Conselheiro José de Alencar)
Rio de Janeiro, 29 de
Fevereiro de 1868.
Exmo. Sr. — É boa e grande fortuna conhecer um poeta; melhor e
maior fortuna é recebê-lo das mãos de vossa excelência, com uma carta que vale
um diploma, com uma recomendação que é uma sagração. A musa do Sr. Castro Alves
não podia ter mais feliz introito na vida literária. Abre os olhos em pleno
Capitólio. Os seus primeiros cantos obtêm o aplauso de um mestre.
Mas se isto me entusiasma, outra coisa há que me comove e
confunde, é a extrema confiança, que é ao mesmo tempo um motivo de orgulho para
mim. De orgulho, repito, e tão inútil fera dissimular esta impressão, quão
arrojado seria ver nas palavras de vossa excelência mais do que uma animação
generosa.
A tarefa da crítica precisa destes parabéns; é tão árdua de
praticar, já pelos estudos que exige, já pelas lutas que impõe, que a palavra eloquente
de um chefe é muitas vezes necessária para reavivar as forças exaustas e
reerguer o ânimo abatido.
Confesso francamente, que, encetando os meus ensaios de crítica,
fui movido pela ideia de contribuir com alguma coisa para a reforma do gosto
que se ia perdendo, e efetivamente se perde. Meus limitadíssimos esforços não
podiam impedir o tremendo desastre. Como impedi-lo, se, por influência
irresistível, o mal vinha de fora, e se impunha ao espírito literário do país,
ainda mal formado e quase sem consciência de si? Era difícil plantar as leis do
gosto, onde se havia estabelecido uma sombra de literatura, sem alento nem
ideal, falseada e frívola, mal imitada e mal copiada. Nem os esforços dos que,
como vossa excelência, sabem exprimir sentimentos e ideias na língua que nos
legaram os mestres clássicos, nem esses puderam opor um dique à torrente
invasora. Se a sabedoria popular não mente, a universalidade da doença podia
dar-nos alguma consolação quando não se antolha remédio ao mal.
Se a magnitude da tarefa era de assombrar espíritos mais robustos,
outro risco havia: e a este já não era a inteligência que se expunha, era o
caráter. Compreende vossa excelência que, onde a crítica não é instituição
formada e assentada, a análise literária tem de lutar contra esse entranhado
amor paternal que faz dos nossos filhos as mais belas crianças do mundo. Não
raro se originam ódios onde era natural travarem-se afetos. Desfiguram-se os
intentos da crítica, atribui-se à inveja o que vem da imparcialidade: chama-se antipatia
o que é consciência. Fosse esse, porém, o único obstáculo, estou convencido que
ele não pesaria no ânimo de quem põe acima do interesse pessoal o interesse
perpétuo da sociedade, porque a boa fama das musas o é também.
Cansados de ouvir chamar bela à poesia, os novos atenienses
resolveram bani-la da república. O elemento poético é hoje um tropeço ao
sucesso de uma obra. Aposentaram a imaginação. As musas, que já estavam apeadas
dos templos, foram também apeadas dos livros. A poesia dos sentidos veio
sentar-se no santuário e assim generalizou-se uma crise funesta às letras. Que
enorme Alfeu não seria preciso desviar do seu curso para limpar este presepe de
Augias?
Eu bem sei que no Brasil, como fora dele, severos espíritos
protestam com o trabalho e a lição contra esse estado de coisas: tal é, porém,
a feição geral da situação, ao começar a tarde do século. Mas sempre há de
triunfar a vida inteligente. Basta que se trabalhe sem trégua. Pela minha
parte, estava e está acima das minhas posses semelhante papel; contudo,
entendia e entendo — adotando a bela definição do poeta que vossa excelência dá
em sua carta — que há para o cidadão da arte e do belo deveres imprescritíveis,
e que, quando uma tendência do espírito o impele para certa ordem de atividade,
é sua obrigação prestar esse serviço às letras.
Em todo o caso não tive imitadores. Tive um antecessor ilustre,
apto para este árduo mister, erudito e profundo, que teria prosseguido no
caminho das suas estreias, se a imaginação possante e vivaz não lhe estivesse
exigindo as criações que depois nos deu. Será preciso acrescentar que aludo a vossa
excelência?
Escolhendo-me para Virgílio do jovem Dante que nos vem da pátria
de Moema, impõe-me um dever, cuja responsabilidade seria grande se a própria
carta de vossa excelência não houvesse aberto ao neófito as portas da mais
vasta publicidade. A análise pode agora esmerilhar nos escritos do poeta
belezas e descuidos. O principal trabalho está feito.
Procurei o poeta cujo nome havia sido ligado ao meu, e, com a
natural ansiedade que nos produz a notícia de um talento robusto, pedi-lhe que
me lesse o seu drama e os seus versos.
Não tive, como vossa excelência, a fortuna de os ouvir diante de
um magnífico panorama. Não se rasgavam horizontes diante de mim: não tinha os
pés nessa formosa Tijuca, que vossa excelência chama um escabelo entre a nuvem
e o pântano. Eu estava no pântano, em torno de nós agitava-se a vida tumultuosa
da cidade. Não era o ruído das paixões nem dos interesses; os interesses e as
paixões tinham passado a vara à loucura: estávamos no carnaval.
No meio desse tumulto abrimos um oásis de solidão.
Ouvi o Gonzaga e algumas
poesias.
Vossa excelência já sabe o que é o drama e o que são os versos, já
os apreciou consigo, já resumiu a sua opinião. Esta carta, destinada a ser lida
pelo público, conterá as impressões que recebi com a leitura dos escritos do
poeta.
Não podiam ser melhores as impressões. Achei uma vocação
literária, cheia de vida e robustez, deixando antever nas magnificências do
presente as promessas do futuro. Achei um poeta original. O mal da nossa poesia
contemporânea é ser copista — no dizer, nas ideias e nas imagens. Copiá-las é
anular-se. A musa do Sr. Castro Alves tem feição própria. Se se adivinha que a
sua escola é a de Vítor Hugo, não é porque o copie servilmente, mas porque uma
índole irmã levou-o a preferir o poeta das Orientais
ao poeta das Meditações. Não lhe
aprazem certamente as tintas brancas e desmaiadas da elegia; quer antes as
cores vivas e os traços vigorosos da ode.
Como o poeta que tomou por mestre, o Sr. Castro Alves canta
simultaneamente o que é grande e o que é delicado, mas com igual inspiração e
método idêntico a pompa das figuras, a sonoridade do vocábulo, uma forma
esculpida com arte, sentindo-se por baixo desses lavores o estro, a
espontaneidade, o ímpeto. Não é raro andarem separadas estas duas qualidades da
poesia: a forma e o estro. Os verdadeiros poetas são os que as têm ambas. Vê-se
que o Sr. Castro Alves as possui; veste as suas ideias com roupas finas e
trabalhadas. O receio de cair em um defeito, não o levará a cair no defeito
contrário? Não me parece que lhe haja acontecido isso; mas indico-lhe o mal,
para que fuja dele. É possível que uma segunda leitura dos seus versos me
mostrasse alguns senões fáceis de remediar; confesso que os não percebi no meio
de tantas belezas.
O drama, esse li-o atentamente; depois de ouvi-lo, li-o, e reli-o,
e não sei bem se era a necessidade de o apreciar, se o encanto da obra, que me
demorava os olhos em cada página do volume.
O poeta explica o dramaturgo. Reaparecem no drama as qualidades do
verso; as metáforas enchem o período; sente-se de quando em quando o arrojo da
ode. Sófocles pede as asas a Píndaro. Parece ao poeta que o tablado é pequeno;
rompe o céu de lona e arroja-se ao espaço livre e azul.
Esta exuberância que vossa excelência com justa razão atribui à
idade, concordo que o poeta há de reprimi-la com os anos. Então conseguirá
separar completamente a língua lírica da língua dramática; e do muito que
devemos esperar temos prova e fiança no que nos dá hoje.
Estreando no teatro com um assunto histórico, e assunto de uma
revolução infeliz, o Sr. Castro Alves consultou a índole do seu gênio poético.
Precisava de figuras que o tempo houvesse consagrado; as da Inconfidência
tinham além disso a auréola do martírio. Que melhor assunto para excitar a
piedade? A tentativa abortada de uma revolução, que tinha por fim consagrar a
nossa independência, merece do Brasil de hoje aquela veneração que as raças
livres devem aos seus Espártacos. O insucesso fê-los criminosos; a vitória
tê-los-ia feito Washingtons. Condenou-os a justiça legal; reabilita-os a
justiça histórica.
Condensar estas ideias em uma obra dramática, transportar para a
cena a tragédia política dos Inconfidentes, tal foi o objeto do Sr. Castro
Alves, e não se pode esquecer que, se o intuito era nobre, o cometimento era
grave. O talento do poeta superou a dificuldade; com uma sagacidade que eu
admiro em tão verdes anos, tratou a história e a arte por modo que, nem aquela
o pode acusar de infiel, nem esta de copista. Os que, como vossa excelência,
conhecem esta aliança, hão de avaliar esse primeiro merecimento do drama do Sr.
Castro Alves.
A escolha de Gonzaga para protagonista foi certamente inspirada ao
poeta pela circunstância dos seus legendários amores, de que é história aquela
famosa Marília de Dirceu. Mas não
creio que fosse só essa circunstância. Do processo resulta que o cantor de
Marília era tido por chefe da conspiração, em atenção aos seus talentos e
letras. A prudência com que se houve desviou da sua cabeça a pena capital.
Tiradentes, esse era o agitador; serviu à conspiração com uma atividade rara;
era mais um conspirador do dia que da noite. A justiça o escolheu para a forca.
Por tudo isso ficou o seu nome ligado ao da tentativa de Minas.
Os amores de Gonzaga traziam naturalmente ao teatro o elemento
feminino, e de um lance, casavam-se em cena a tradição política e a tradição
poética, o coração do homem e a alma do cidadão. A circunstância foi bem
aproveitada pelo autor; o protagonista atravessa o drama sem desmentir a sua
dupla qualidade de amante e de patriota; casa no mesmo ideal os seus dois
sentimentos. Quando Maria lhe propõe a fuga, no terceiro ato, o poeta não
hesita em repelir esse recurso, apesar de ser iminente a sua perda. Já então a
revolução expira; para as ambições, se ele as houvesse, a esperança era
nenhuma; mas ainda era tempo de cumprir o dever. Gonzaga preferiu seguir a
lição do velho Horácio corneiliano: entre o coração e o dever a alternativa é
dolorosa. Gonzaga satisfaz o dever e consola o coração. Nem a pátria nem a
amante podem lançar-lhe nada em rosto.
O Sr. Castro Alves houve-se com a mesma arte em relação aos outros
conjurados. Para avaliar um drama histórico, não se pode deixar de recorrer à
história; suprimir esta condição é expor-se a crítica a não entender o poeta.
Quem vê o Tiradentes do drama não reconhece logo aquele conjurado
impaciente e ativo, nobremente estouvado, que tudo arrisca e empreende, que
confia mais que todos no sucesso da causa, e paga enfim as demasias do seu
caráter com a morte na forca e a profanação do cadáver? E Cláudio, o doce
poeta, não o vemos todo ali, galhofeiro e generoso, fazendo da conspiração uma
festa e da liberdade uma dama, gamenho no perigo, caminhando para a morte com o
riso nos lábios, como aqueles emigrados do Terror? Não lhe rola já na cabeça a ideia
do suicídio, que praticou mais tarde, quando a expectativa do patíbulo lhe
despertou a fibra de Catão, casando-se com a morte, já que se não podia casar
com a liberdade? Não é aquele o denunciante Silvério, aquele o Alvarenga,
aquele o padre Carlos? Em tudo isso é de louvar a consciência literária do
autor. A história nas suas mãos não foi um pretexto; não quis profanar as
figuras do passado, dando-lhes feições caprichosas. Apenas empregou aquela
exageração artística, necessária ao teatro, onde os caracteres precisam de
relevo, onde é mister concentrar em pequeno espaço todos os traços de uma
individualidade, todos os caracteres essenciais de uma época ou de um
acontecimento.
Concordo que a ação parece às vezes desenvolver-se pelo acidente
material. Mas esses raríssimos casos são compensados pela influência do
princípio contrário em toda a peça.
O vigor dos caracteres pedia o vigor da ação, ela é vigorosa e
interessante em todo o livro; patética no último ato. Os derradeiros adeuses de
Gonzaga e Maria excitam naturalmente a piedade, e uns belos versos fecham este
drama, que pode conter as incertezas de um talento juvenil, mas que é com
certeza uma invejável estreia.
Nesta rápida exposição das minhas impressões, vê vossa excelência
que alguma coisa me escapou. Eu não podia, por exemplo, deixar de mencionar
aqui à figura do preto Luís. Em uma conspiração para a liberdade, era justo
aventar a ideia da abolição. Luís representa o elemento escravo Contudo o Sr.
Castro Alves não lhe deu exclusivamente a paixão da liberdade. Achou mais
dramático pôr naquele coração os desesperos do amor paterno. Quis tornar mais
odiosa a situação do escravo pela luta entre a natureza e o fato social, entre
a lei e o coração. Luís espera da revolução, antes da liberdade a restituição
da filha; é a primeira afirmação da personalidade humana; o cidadão virá
depois. Por isso, quando no terceiro ato Luís encontra a filha já cadáver, e
prorrompe em exclamações e soluços, o coração chora com ele, e a memória, se a
memória pode dominar tais comoções, nos traz aos olhos a bela cena do rei Lear,
carregando nos braços Cordélia morta. Quem os compara não vê nem o rei nem o
escravo: vê o homem.
Cumpre mencionar outras situações igualmente belas. Entra nesse
número a cena da prisão dos conjurados no terceiro ato. As cenas entre Maria e
o governador também são dignas de menção, posto que prevalece no espírito o
reparo a que vossa excelência aludiu na sua carta. O coração exigira menos
valor e astúcia da parte de Maria; mas, não é verdade que o amor vence as
repugnâncias para vencer os obstáculos? Em todo o caso uma ligeira sombra não
empana o fulgor da figura.
As cenas amorosas são escritas com paixão: as palavras saem
naturalmente de uma alma para outra, prorrompem de um para outro coração. E que
contraste melancólico não é aquele idílio às portas do desterro, quando já a
justiça está prestes a vir separar os dois amantes!
Dir-se-á que eu só recomendo belezas e não encontro senões? Já
apontei os que cuidei ver. Acho mais — duas ou três imagens que me não parecem
felizes: e uma ou outra locução suscetível de emenda. Mas que é isto no meio
das louçanias da forma? Que as demasias do estilo, a exuberância das metáforas,
o excesso das figuras devem obter a atenção do autor, é coisa tão segura que eu
me limito a mencioná-las: mas como não aceitar agradecido esta prodigalidade de
hoje, que pode ser a sábia economia de amanhã?
Resta-me dizer que, pintando nos seus personagens a exaltação
patriótica, o poeta não foi só à lição do fato, misturou talvez com essa
exaltação um pouco do seu próprio sentir. É a homenagem do poeta ao cidadão.
Mas, consorciando os sentimentos pessoais aos dos seus personagens, é inútil
distinguir o caráter diverso dos tempos e das situações. Os sucessos que em
1822 nos deram uma pátria e uma dinastia, apagaram antipatias históricas que a
arte deve reproduzir quando evoca o passado.
Tais foram as impressões que me deixou este drama viril, estudado
e meditado, escrito com calor e com alma. A mão é inexperiente, mas a
sagacidade do autor supre a inexperiência. Estudou e estuda; é um penhor que
nos dá. Quando voltar aos arquivos históricos ou revolver as paixões
contemporâneas, estou certo que o fará com a mão na consciência. Está moço, tem
um belo futuro diante de si. Venha desde já alistar-se nas fileiras dos que
devem trabalhar para restaurar o império das musas.
O fim é nobre, a necessidade é evidente. Mas o sucesso coroará a
obra? É um ponto de interrogação que há de ter surgido no espírito de vossa
excelência. Contra estes intuitos, tão santos quanto indispensáveis, eu sei que
há um obstáculo, e vossa excelência. o sabe também: é a conspiração da
indiferença. Mas a perseverança não pode vencê-la? Devemos esperar que sim.
Quanto a vossa excelência, respirando nos degraus da nossa Tijuca
o hausto puro e vivificante da natureza, vai meditando, sem dúvida, em outras
obras-primas com que nos há de vir surpreender cá embaixo. Deve fazê-lo sem
temor. Contra a conspiração da indiferença, tem vossa excelência um aliado
invencível: é a conspiração da posteridade.
MACHADO DE ASSIS
Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 1 de março de 1868.
Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 1 de março de 1868.
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