O lírico Lamartine: Desembargador Lamartine de Campos
Pesquisa e atualização ortográfica: Iba Mendes (2017)
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Desembargador. Um metro e setenta e dois centímetros culminando na careca
aberta a todos os pensamentos nobres, desinteressados, equânimes. E o fraque. O
fraque austero como convém a um substituto profano da toga. E os óculos. Sim:
os óculos. E o anelão de rubi. É verdade: o rutilante anelão de rubi. E o todo
de balança. Principalmente o todo de balança. O tronco teso, a horizontalidade
dos ombros, os braços a prumo. Que é que carrega na mão direita? A pasta. A
divina Têmis não se vê. Mas está atrás. Naturalmente. Sustentando sua balança.
Sua balança: o Desembargador Lamartine de Campos.
Aí vem ele.
Paletó de pijama sim. Mas colarinho
alto.
— Joaquina, sirva o café.
Por enquanto o sofá da saleta ainda
chega para Dona Hortênsia. Mas amanhã? No entanto o desembargador desliza um
olhar untuoso sobre os untos da metade. O peso da esposa sem dúvida possível e
o índice de sua carreira de magistrado. Quando o desembargador se casou (era
promotor público e tinha uma capa espanhola forrada de seda carmesim) Dona
Hortênsia pesava cinquenta e cinco quilos. Juiz municipal: Dona Hortênsia foi
até sessenta e seis e meio. Juiz de direito: Dona Hortênsia fez um esforço e
alcançou setenta e nove. Lista de merecimento: oitenta e cinco na balança da
Estação da Luz diante de testemunhas. Desembargador: noventa e quatro quilos
novecentas e cinquenta gramas. E Dona Hortênsia prometia ainda. Mais uns sete
quilos (talvez nem tanto) o desembargador está aí está feito Ministro do
Supremo Tribunal Federal. E se depois Dona Hortênsia num arranque supremo
alargasse ainda mais as suas fronteiras nativas? Lamartine punha tudo nas mãos
de Deus.
— Por que está olhando tanto para mim?
Nunca me viu mais gorda?
— Verei ainda se a sorte não me for
madrasta! Vou trabalhar.
A substância gorda como que diz: Às
ordens.
Duas voltas na chave. A cadeira
giratória geme sob o desembargador. Abre a pasta. Tira o Diário Oficial. De dentro do Diário
Oficial tira O Colibri. Abre O Colibri. Molha o indicador na língua.
E vira as páginas. Vai virando aceleradamente. Sofreguidão. Enfim: Caixa do O Colibri. Na primeira coluna:
nada. Na segunda: nada. Na terceira: sim. Bem embaixo: Pajem Enamorado (São Paulo) —
Muito chocho o terceto final do seu soneto SEGREDOS DA ALCOVA. Anime-o
e volte querendo.
Não?
Segunda gaveta à esquerda. No fundo.
Cá está.
Então beijando o teu corpo
formoso
Arquejo e palpito e suspiro e gemo
Na doce febre do divino gozo!
Arquejo e palpito e suspiro e gemo
Na doce febre do divino gozo!
Chocho?
Releitura. Meditação (a pena no
tinteiro). Primeira emenda: mordendo em lugar de beijando.
Chocho?
Declamação veemente. Segunda emenda:
lebre ardente em lugar de doce febre.
Chocho?
Mais alma. Mais alma.
A imaginação vira as asas do moinho da
poesia.
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