Em 711, os árabes, tendo como lema a “guerra santa”,
invadiram e Europa pelo estreito de Gibraltar, descortinando e dominando a
Península Ibérica. Durante todo o período em que dominaram a região, eles (mouros
ou muçulmanos) tiveram de enfrentar constantemente as reações violentas dos
cristãos. E como consequência dessa intensa luta e após inumeráveis
enfrentamentos, nasceu por fim Portugal.
A lenda “A Morte do Lidador”, de Alexandre Herculano,
fundamenta-se no movimento cristão característico à Península Ibérica,
denominado Reconquista. A narrativa,
construída a partir de vasta documentação medieval e tecida por distintos
elementos (históricos, semilendários e lendários), norteou-se, principalmente,
mediante aspectos políticos e sociais, cujo intuito era mostrar a verdade. A
moral e a ética também são elementos essenciais no desenvolvimento da história.
Vemos isso, por exemplo, em: “O único
intuito do que escrevi foi deixar às gerações futuras em Portugal alguns meios
para uma coisa que me parece hão de algum dia tentar fazer, isto é, tornar as
instituições mais harmônicas, mais consequentes com as tradições e índole desta
família portuguesa”.
Aos 95 anos de idade, Gonçalo Mendes da Maia, o
escolhido do rei para proteger a fronteira da cidade de Beja, pretende
comemorar seu aniversário com uma façanha verdadeiramente digna de um autêntico
e valoroso cristão: reconquistar as terras das mãos dos infiéis invasores
muçulmanos: “Senhores cavaleiros, hoje
contam-se noventa e cinco anos que recebi o batismo, oitenta que visto armas,
setenta que sou cavaleiro, e quero celebrar tal dia fazendo uma entrada por
terras da fronteira dos mouros”. O título de Lidador não lhe fora dado sem
o devido merecimento, visto que prematuramente aos 15 anos de idade já havia
ingressado na carreira militar, alcançando aos 25 a denominação honorífica de
cavaleiro. Sua excessiva coragem e o seu audacioso temperamento também
contribuíram na conquista de tão honrada posição: “...pelas muitas batalhas que pelejara e por seu valor indomável, chamavam
o Lidador”.
O rei que o nomeara foi Afonso Henriques, filho de
Henrique de Borgonha, que, no século XII (1139) conseguiu a independência do
reino de Leão, no norte, fundando a monarquia portuguesa e organizando a
primeira dinastia, conhecida como dinastia de Borgonha, que governou Portugal
por longos 244 anos (1139-1383): “Afonso
Henriques, depois do infeliz sucesso de Badajoz, e feitas pazes com el-rei de
Leão, o nomeara fronteiro da cidade de Beja, de pouco tempo conquistada aos
mouros”.
Ao ser alertado pelo cavaleiro Mem Moniz, sobre a
superioridade militar dos mouros, e se àquele seria o momento ideal para a
batalha, Gonçalo Mendes demonstrou de maneira destemida sua copiosa bravura: “Quem achar que são duros demais os arneses
dos infiéis pode ficar-se aqui”.
A respeito desses cavaleiros e do modo como agiam numa
batalha, é interessante citar Antônio Borges Coelho, que assim os descrevem: “À voz do mestre um trombeta dava o sinal do
combate, e os freiras, erguendo os olhos ao céu, entoavam o hino de David: ‘Não
há nós, Senhor, não a nós! mas dá glória ao teu nome!’- Então, abaixando as
lanças e esporeando os ginetes, arrojavam-se ao inimigo, como a tempestade,
envoltos em turbilhões de pó. Primeiros no ferir eram os últimos em retirar-se
quando assim lho ordenavam. Desprezando os combates singulares, preferiam
acometer as colunas cerradas, e para eles não havia recuar: ou dispersavam ou
morriam”.
Em alguns aspectos, A Morte do Lidador apresenta certa semelhança com uma epopéia. A
personagem Gonçalo Mendes da Maia, assim como nas epopéias, assume integridade
de caráter. Do modo como ocorre com os heróis épicos, ele é desprovido de
vícios e possui uma personalidade exemplar, que serve de modelo, um herói, por
assim afirmar, digno de orgulho, cujo objetivo é o triunfo de sua pátria, de
seu povo, de seu reino.
É muito comum nos romances e narrativas de Herculano,
a utilização de personagens com características sobre-humanas, dotadas de
certos poderes extraterrenos, vítimas de maldição ou de santificação. Conforme
afirma Antônio José Saraiva, em História
da Literatura Portuguesa: “...o
transcendente desempenha um papel essencial, quer pelo tema, quer pelas
personagens, quer pelo vocabulário, como mostra o emprego frequente de nomes
como tremendo, terrível, solene, santo, maldito, precito”.
Embora a personagem Gonçalo Mendes da Maia não sirva
como o modelo ideal para exemplificar essas qualidades, há de se reconhecer
nele certos traços que o faz encaixar nas afirmações acima, por exemplo, seu
vigor físico e mental face à sua já avançada idade, e, igualmente, sua
predestinação para a morte na batalha.
O uso continuado de linguagem litúrgica também é muito
comum nas narrativas desse autor português. E não haveria de ser diferente,
afinal, a época e o cenário no qual se passa a narrativa é predominado pela
influência da religião. A palavra alvorada,
é um bom exemplo, sendo utilizada para assinalar horário, mais precisamente às primeiras horas do dia: “Era um dia do mês de Julho, duas horas
depois da alvorada...”
Não obstante Herculano permanecer afastado do seio da
igreja, mesmo lutando contra a participação do clero nos assuntos políticos, e
apesar de ser um crítico combativo do catolicismo, observa-se, especificamente
nessa lenda, certa sublimação ou exaltação dos valores cristãos. Fazendo as
devidas ressalvas, é possível comparar, mesmo que superficialmente, com o Sermão pelo bom sucesso das armas de
Portugal contra as da Holanda, do Padre Vieira, o qual ataca violentamente
os calvinistas, chamando-os de infiéis. Em A
Morte do Lidador, entretanto, os infiéis são os mouros. O próprio termo mouro, imprescindível na narrativa, e
que na época fora utilizado pelos ibéricos em relação aos habitantes árabes do
norte da África e da Espanha, e por extensão, tanto para os pagãos da África
quanto aos hindus na Índia, é, de certa forma pejorativo, trazendo em si a
noção de superioridade dos cristãos em relação aos “infiéis e brutos”
muçulmanos: “...ao longe, pelas imensas
campinas que avizinhavam o teso sobre a povoação está assentada, viam-se ondear
as searas maduras, cultivadas por mãos de agarenos para seus novos senhores
cristãos... então de cristãos conquistados, hoje de mouros vencidos”.
Embora a narrativa seja ambientada num cenário
medieval, Herculano sempre traz à tona fatos históricos anteriores ou
posteriores ao fato propriamente relatado. Por exemplo: “Regados por lágrimas de escravos tinham sido esses campos, quando em
formoso dia de Inverno os sulcou o ferro do arado... corro de amargura havia
aí, como, cinco séculos antes, o houvera...” A alusão aqui remete a um
acontecimento anterior à época medieval, quando a região era dominada pelos
visigodos. Já neste outro trecho, a referência diz respeito aos reis católicos
Fernando de Aragão e Isabel de Castela, que intensificaram o movimento de
Reconquista, expulsando em 1492 os mouros de seu último reduto no continente
europeu, unificando desse modo os respectivos territórios: “Era esta a resposta dada pela raça goda aos
filhos de África e do Oriente, que diziam, mostrando os alfanjes: ‘É nossa a
terra de Espanha’. O dito foi desmentido; mas a resposta gastou oito séculos a
escrever-se. Palaio entalhou coma espada a primeira palavra dela nos cerros das
Astúrias; a última gravaram-na Fernando e Isabel...”
Também é relevante observar a oposição, a óbvia
oposição que norteia toda a narrativa, simbolicamente representada pelo cruz e
o crescente, remetendo às duas poderosas forças “espirituais” que prevaleciam
na região: cristãos e muçulmanos. Essa oposição apresenta-se também mediante
termos inerentes às duas grandes religiões, tais como: mesquita e sé, almuadem e sino. Todavia, por razões igualmente óbvias, prevalece tudo que se
relaciona ao cristão e ao que é “puro e verdadeiro”: “A cruz hasteava-se outra vez sobre o crescente quebrado: os coruchéus
das mesquitas convertiam-se em campanários de sés, e a voz do almuadem
trocava-se por toada de sinos, que chamavam à oração entendida por Deus”.
A oposição fiéis
e infiéis, cristãos e muçulmanos, Lidador e Almoleimar tem o seu clímax quando os dois representantes das
respectivas religiões defrontam-se numa cena deveras empolgante: “Como duas torres de sete séculos, cujo
cimento o tempo petrificou, os dois capitães inimigos estavam um defronte do
outro, firmes em seus possantes cavalos: as faces pálidas e enrugadas do
Lidador tinham ganhado a imobilidade que dá, nos grandes perigos, o hábito de
os afrontar: mas o resto de Almoleimar divisavam-se todos os sinais de um valor
colérico e impetuoso. Cerrando os dentes com força, descarregou um golpe
tremendo sobre o seu adversário: o Lidador recebeu-o no escudo, onde o alfanje
se embebeu inteiro, e procurou ferir Almoleimar entre o fraldão e a couraça;
mas a pancada falhou, e a espada desceu, faiscando, pelo coxote do mouro, que
já desencravara o alfanje”. A terra, o motivo da luta, neste instante,
representa simbolicamente por meio do sangue do Lidador e do Almoleimar, a
união utópica dos dois povos, das duas culturas e das duas religiões “eternamente”
inimigas: “...BEBEU SANGUE GODO MISTURADO
COM SANGUE ÁRABE”. Nas palavras de Herculano, Portugal nasceu de duas
porções Peninsulares: uma leonês e a outra mourisca.
É interessante observar que, ao fazer menção do poder
dos inimigos, o autor não o subestima. Muito pelo contrário, há até uma espécie
de exaltação ao poderio militar dos mouros em detrimento dos cristãos, talvez
para tornar a vitória muito mais espetacular ou divinamente extraordinária”:
“...as searas calcadas davam rebate de
que por aqueles sítios tinham vagueado almogaures mouros, como o leão do
deserto rodeia, pelo quarto de modorra, as habitações dos pastores além das
encostas do Atlas”. / “Enfileirados
em extensa linha, os cavaleiros árabes saíram à rédea solta detrás da escura selva
que os encobria: o seu número excedia cinco vezes o dos soldados das cruz; as
suas armaduras lisas e polidas contrastavam com a rudeza das dos cristãos,
apenas defendidos por pesadas cervilheiras de ferro e por grossas cotas de
malha do mesmo metal...”. / “Quem
visse aquele punhado de cristãos, diante da cópia de infiéis que os esperavam,
diria que, não com brios de cavaleiros, mas com fervor de mártires, se
ofereciam a desesperado trance”.
Mesmo estando militarmente em desvantagem, os
Cavaleiros da Cruz, como eram chamados, finalmente haveria de bradar o triunfo:
“A rudeza e a força da raça gótico-romana
iam, ainda mais uma vez, provar-se com a destreza e com a perícia árabe”.
A narrativa termina com a vitória dos portugueses, que
deram fim a um prolongado domínio mouro na Península Ibérica: “Os portugueses, senhores do campo,
celebravam com prantos a vitória. Poucos havia que não estivessem feridos;
nenhum que não tivesse as armas falsadas e rotas. O lidador e os demais
cavaleiros de grande conta que naquela jornada tinham acabados, atravessados em
cima dos ginetes, foram conduzidos a Beja”.
Em suma, compreende-se desta narrativa que a guerra
ali descrita adquiriu um caráter de cruzada, tendo na pessoa de Gonçalo Mendes
da Maia o modelo do cavaleiro ideal, cuja missão foi reconquistar as terras das
mãos dos hereges, dos infiéis mouros, tornando-a habitação dos “verdadeiros
filhos de Deus”, os portugueses.
É isso!
São Paulo, 2001.
São Paulo, 2001.
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